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ICI entrega novas soluções para a Prefeitura de Curitiba

Reprodução dos portais Aprendiz e Escola de Turismo

Turismo, trabalho, educação e saúde ocupacional foram as áreas atendidas pelas soluções desenvolvidas pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) à Prefeitura de Curitiba nos meses de maio e junho. As entregas englobam o lançamento e a evolução de portais e sistemas de informação, com o objetivo de aprimorar o acesso aos serviços públicos e aperfeiçoar processos de trabalho dos servidores do município.

“As aplicações demonstram a alta capacidade do ICI em atender a gestão pública, seja no desenvolvimento ou na modernização dos serviços”, comenta o diretor-presidente do Instituto, Alexandre Amorim. “O reconhecimento que o ICI tem conquistado é justamente por conta desse papel de transformação digital de municípios com eficiência e agilidade”, conclui.

O portal da Escola de Turismo, uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba para atender as necessidades deste mercado na cidade, foi um dos projetos entregues no período. Moderna, leve e responsiva, a plataforma tem o objetivo de divulgar oficinas, palestras, eventos e cursos gratuitos ofertados pelo programa, qualificando e complementando a formação de profissionais do setor.

Já o portal Aprendiz, lançado em 2020 como plataforma digital que faz a intermediação de mão de obra de jovens e empresas que precisam contratar aprendizes, passou por evolução e conta com novas funcionalidades. Agora, a solução permite o envio de notificações aos usuários, o gerenciamento de currículo dos aprendizes, acesso restrito para as empresas qualificadoras e a utilização de um módulo avançado de acessibilidade, possibilitando a leitura em Libras, contrastes diferenciados de cores e alteração do tamanho das fontes.

Além desses portais, o Instituto também implementou melhorias no sistema de chamadas para atendimento da Perícia Médica, serviço do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal utilizado pelos servidores do município. A novidade está relacionada ao processo de atendimento que era operado de forma manual por controle de senhas impressas e agora conta com um sistema eletrônico de chamadas para atendimentos, integrado ao agendamento on-line do Portal do Servidor.

Por fim, a mais recente solução entregue pelo Instituto, o sistema de Fluxo Escolar da Secretaria Municipal da Educação, faz a transposição de turmas do ano vigente para o ano seguinte, dimensionando de maneira automática a quantidade de profissionais para o atendimento nas unidades escolares da prefeitura. As funcionalidades desenvolvidas permitem cadastro de atividades, notificação aos usuários da plataforma, gestão de permissões por departamentos e configuração de fluxogramas de trabalho.

 "Com o Fluxo Escolar, os gestores conseguem fazer um acompanhamento completo do processo", explica Vanessa Maria da Silva, coordenadora do projeto no ICI. "Outra vantagem é que diversas tarefas manuais foram automatizadas no sistema, otimizando a rotina de atividades na secretaria", finaliza.