Ir para conteúdo

ICI faz palestra sobre a Central 156 na UTFPR

Coordenador falou sobre o funcionamento da...
Coordenador falou sobre o funcionamento da Central 156
Estudantes visitaram ICI no mês de abril
Coordenador falou sobre o funcionamento da Central 156
Estudantes visitaram ICI no mês de abril
Coordenador falou sobre o funcionamento da Central 156

Na última terça-feira (30), o coordenador de Atendimento ao Cidadão do ICI, Ozires de Oliveira, ministrou uma palestra sobre o funcionamento da Central 156 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A atividade foi desenvolvida com estudantes do curso de Sistemas de Informação, mais especificamente na matéria de Avaliação em Interação Humano-Computador (IHC). A turma está avaliando o site e o aplicativo da Central 156, usando métodos de inspeção. 

O objetivo da palestra foi mostrar aos estudantes características específicas da central e ter acesso às avaliações feitas pelos estudantes sobre os canais de atendimento. 

Nesta primeira fase, a avaliação foi apenas desses canais: site e app. A partir de agora, os alunos partirão para a pesquisa com envolvimento do usuário. "Foi produtivo e enriquecedor", declara a professora Sílvia Amélia Bim. "Após a palestra do Ozires, cada estudante apresentou um problema encontrado no 156 a partir do uso de dois métodos de avaliação por inspeção de IHC. Ter a oportunidade de apresentar estes resultados diretamente para a equipe do 156 foi motivadora para a turma, eles puderam perceber que fizeram um bom trabalho."

Ozires diz que a experiência foi positiva. “Poder ver novos aspectos e ter uma visão diferenciada é algo desafiador. Os alunos têm bagagem e capacidade de contribuição”, comenta Ozires. Para o coordenador, a aproximação da academia com o mercado é algo importante. “Gera ganhos para os dois lados, um que pode compreender as metodologias que estão sendo estudadas e aplicadas, e o outro que passa a entender um sobre dinâmica do serviço na prática. A sociedade ganha com isso”, completa.

A professora diz estar orgulhosa em saber que estão no caminho certo. “Esta experiência nos mostrou que a integração entre a universidade e o mercado de trabalho tem grandes oportunidades de geração e aplicação de novos conhecimentos", reforça.

Este foi o segundo encontro da turma de Sistemas de Informação da UTFPR com o ICI. No mês de abril, os estudantes já haviam visitado o Instituto para conhecer as instalações, projetos e serviços prestados para a gestão pública.

 

Compartilhe: