Nesta semana, o ICI recebeu o certificado da versão 2015 da NBR ISO 9001. A auditoria foi realizada no mês de agosto pelo Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Conformidade (Itac).
Para o diretor técnico do ICI, Fernando Matesco, o resultado alcançado é fruto do comprometimento de todos os envolvidos no Sistema de Gestão da Qualidade: equipe da Qualidade, gestores dos processos, auditores internos, além de todos os colaboradores. “Parabenizo o trabalho realizado ao longo desses últimos meses, se o Instituto obteve com êxito a certificação na nova versão, isso se deve aos esforços de cada um de vocês”, comenta.
O ICI vinha se preparando para a certificação desde abril. “As certificações possuem validade de três anos. Tínhamos a da versão 2008, mas essa só valeria até setembro deste ano, por isso precisamos nos preparar para recertificar na versão 2015”, esclarece Ceila Guebur, da equipe da Qualidade. Ela completa que a recertificação promove continuidade aos processos do ICI: “Isso gera qualidade nas entregas dos serviços e nos diferencia de outras empresas.”
O representante da Direção do Sistema de Gestão da Qualidade do ICI, Wagner Correia, disse que foi gratificante acompanhar a auditoria externa. “O SGQ se viabiliza fundamentalmente pela efetiva participação dos gestores e colaboradores. Durante a auditoria, percebemos o quanto nossa equipe é comprometida com o assunto Qualidade, que está cada vez mais presente no DNA do Instituto”, diz.
Sistema de Gestão da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Instituto refere-se ao conjunto de políticas, atos, normas, manuais, processos e procedimentos relacionados à certificação da norma NBR ISO 9001:2015. Com a nova versão, foram implementadas a gestão de riscos e avaliação de fornecedores.
Para Ozires Pereira de Oliveira, gestor do processo Solução de Atendimento e Informações ao Cidadão, a gestão de riscos traz visão de futuro. “Conseguimos antecipar o diagnóstico de problemas e evitar o desperdício de recursos. É um controle a mais para os gestores”, comenta.
Desafios da certificação
Foi necessário fazer a manutenção do SGQ e auditorias internas para verificar se os processos estavam aderentes à nova versão da norma. Para isso, houve capacitação de auditores internos, ação de sensibilização sobre a norma e implementação da gestão de riscos.
Para Evandro Vizinoni, que é gestor de alguns procedimentos do processo Serviços de Infraestrutura de TIC, o principal desafio foi capacitar a equipe. “Tivemos todo um trabalho para sensibilizar os colaboradores sobre a importância das novidades trazidas pela norma, além de reforçar o conhecimento sobre procedimentos, metas, política, objetivos, e agora, a gestão de riscos”, conta.
Para se preparar para a certificação, Evandro e sua equipe criaram um método próprio. “Nós estabelecemos profissionais da qualidade dentro do nosso pessoal, que são os replicadores de conteúdo. Eles fizeram miniauditorias internas e produziram materiais para ajudar a gravar os conteúdos”, explica.
Ozires, que também passou pelos mesmos desafios de capacitar a equipe, acredita que a certificação amplia a capacidade de entrega do Instituto. “A recertificação confere um diferencial na qualidade de produção, é ‘um algo a mais’ para oferecer. E para nós é motivo de orgulho, pois ajuda na gestão do dia a dia, faz sentido para os colaboradores”, conclui.