Ir para conteúdo

Notícias

ICI: há 25 anos conectando cidades e pessoas

Instituto celebra marca histórica com olhar para o futuro

Neste dia 1º de junho, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) completa 25 anos de atuação. Criado com a responsabilidade de gerir o patrimônio de hardware da Prefeitura de Curitiba e desenvolver soluções tecnológicas que melhorassem a prestação dos serviços públicos do município, o ICI se tornou referência no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a gestão pública, contribuindo com a transformação digital da capital paranaense e de outras cidades no Brasil, como Osasco (SP), Londrina (PR), São José dos Pinhais (PR) e Uberlândia (MG).

“Celebramos com muito orgulho toda nossa história já registrada. Um nome e uma marca que é respeitada e admirada pelo Brasil afora”, comenta o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel. “Agradecemos especialmente ao nosso time, que construiu essa história e a cada dia tem adotado uma postura de crescimento e desenvolvimento como um desafio pessoal”, acrescenta.

Ao longo dos anos, o ICI desenvolveu e implantou mais de 200 soluções, como sistemas de informação, portais e aplicativos, além de serviços de infraestrutura e atendimento ao cidadão, visando promover benefícios para a população e as cidades brasileiras.

Destaque para os projetos desenvolvidos para a Prefeitura de Curitiba, que foram e são inspiração para diversos municípios brasileiros. Desde 2000, com a primeira rede de internet pública e gratuita do país, oferecida aos cidadãos pelo programa Digitando o Futuro, chegando à modernidade do Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, em operação desde janeiro de 2021.

“Temos uma trajetória comprometida com os munícipios e as cidades, contribuindo para serem mais inteligentes por meio da inovação e de nosso arcabouço tecnológico, que garantem a satisfação do gestor público e da população”, diz o diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco.

Reconhecimento

Como resultado desse trabalho, as inovações desenvolvidas junto à Prefeitura de Curitiba já foram reconhecidas em prêmios nacionais e internacionais de cidades inteligentes. A mais recente conquista foi o título de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2022, e o reconhecimento pelo Intelligent Comunnity Forum (ICF) como uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo nos anos de 2021 e 2022.

O ICI também soma conquistas por conta de seus processos, metodologias e valorização do seu maior bem: as pessoas. Já foram cinco certificações Great Place to Work® (GPTW®), sendo a última com o maior índice de confiança obtido pelo Instituto dentro dessa metodologia. No ano passado, o ICI também conquistou o Prêmio Empresa Inovadora, no segmento Serviços e Engenharias, e o troféu de Empresa Inspiradora, durante participação no Viasoft Connect.

“Nossos colaboradores são os responsáveis por toda essa evolução e pelas entregas que são feitas com qualidade. São pessoas que acreditam que é possível transformar as cidades por meio da tecnologia”, declara o diretor de Sistemas e Inovação do ICI, Hendrik Darony Fokkens.

Olhar para o futuro

Com a experiência adquirida, o ICI decidiu renovar seu compromisso de entregar serviços e soluções cada vez melhores. O Instituto segue uma Política da Qualidade que assegura um quadro de profissionais capacitados e comprometidos com a evolução contínua, e elaborou um Planejamento Estratégico de longo prazo, onde reafirma a intenção de solucionar os próximos desafios dos municípios com a tecnologia, mantendo o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformando as cidades.

“Temos um enorme potencial de futuro, de mudança, de inovação e de entrega de novas tecnologias. Queremos ocupar esse futuro brilhante, para isso vamos juntos construir e cultivar os próximos anos, demonstrando hoje que estamos cuidando do futuro onde queremos estar”, conclui o diretor-presidente Mauricio Pimentel.