Ir para conteúdo

Notícias

ICI lança planejamento estratégico para 2030

Diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim, fala sobre o planejamento estratégico do Instituto

Nesta semana, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) apresentou seu planejamento estratégico, com metas definidas até 2030. O trabalho de longo prazo, realizado pela primeira vez na história do Instituto, foi desenvolvido durante o ano passado com condução técnica do Observatório Sistema Fiep e resultou na revisão da identidade organizacional e na definição dos direcionadores e objetivos estratégicos que vão guiar as atividades no período.

São seis os direcionadores estratégicos do ICI: soluções de governo inteligentes, confiáveis e centradas no cidadão; ciber-resiliência; gestão de pessoas, cultura e conhecimento; agilidade na atualização e inovação tecnológica; posicionamento competitivo de mercado; e gestão, governança e compliance.

“Este feito inédito em nossa história demonstra que estamos nos renovando com o compromisso de entregar tecnologias cada vez melhores, com um trabalho de afinco e presteza. Agora temos o desafio de executar esse planejamento, fazê-lo acontecer e transformar sonhos em realidade”, afirma o diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim.

Evento de lançamento

O lançamento do Planejamento Estratégico ICI 2030 aconteceu nesta quinta-feira (09), no Qoya Hotel Curitiba, e reuniu autoridades, clientes, fornecedores e parceiros do Instituto.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, prestigiou o evento e destacou a importância do trabalho realizado: “O ICI é um patrimônio e nos auxilia no desenvolvimento de recursos como o Saúde Já, além dos diversos aplicativos que passam desde o prontuário médico até o controle do sistema de arrecadação. Vemos o avanço da cidade e queremos multiplicá-lo cada vez mais.”

O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, aproveitou a ocasião para enaltecer a relação bem-sucedida entre as partes: “O ICI é um excelente parceiro, no qual temos o apoio nas mais diversas áreas e diferentes demandas. O lançamento deste planejamento vem coroar a boa administração do Instituto.”

Durante o encontro, o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou a convergência do posicionamento das instituições. “A missão da Fiep é servir e fortalecer a indústria do Paraná para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E o propósito do ICI é melhorar a vida das pessoas e transformar cidades. Por isso, estamos juntos nessa missão.”

O gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira, é o coordenador do Planejamento Estratégico 2030 e foi responsável por apresentar o plano aos convidados. Ele destacou que o projeto fala da essência e do compromisso do Instituto: “É o que nos impulsiona e mostra que o ICI do futuro pode ser construído hoje, com um planejamento que transforma a sociedade.”

Já no encerramento, o diretor de Sistemas e Inovação do ICI, Mauricio Pimentel, falou dos desafios das cidades nos novos cenários. “As dificuldades das cidades são em diversas áreas, como educação, saúde e transparência. Por isso, o planejamento estratégico do ICI quer levar a experiência do passado e a vontade de responder aos desafios do futuro com a tecnologia.”

Ao final do evento, os convidados também receberam exemplares da revista ICI em Foco. A publicação traz as principais informações das atividades realizadas pelo Instituto no biênio 2021-2022. “Essa é uma maneira de prestar contas aos stakeholders do Instituto sobre o trabalho prestado”, conta a coordenadora de Comunicação do ICI, Eveline Martins.

Metodologia

O Planejamento Estratégico ICI 2030 foi desenvolvido utilizando a metodologia de Prospectiva Estratégica, com a participação de diferentes atores e a premissa da construção coletiva de conhecimento. Além da Diretoria Executiva do ICI, participaram gestores, colaboradores e também stakeholders externos do Instituto.

“Foram inúmeras etapas, de vários níveis de engajamento, e os resultados foram absolutamente surpreendentes. Fica a nossa gratidão a essa organização responsável, que se preocupa com o seu futuro e com a possibilidade de criar futuro para os cidadãos do nosso estado e das nossas cidades”, comenta a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza.

Ao todo, a construção do PE ICI 2030 contou com 45 horas de atividades on-line em reuniões, ateliês de trabalho e lives; 38 horas de atividades presenciais em reuniões e ateliês; e 1.230 horas de preparação para as atividades anteriores e para produção e análise de conteúdos.

A partir dos seis direcionadores definidos, foram estabelecidos 21 objetivos estratégicos, 55 metas e indicadores estratégicos e 38 planos, programas ou projetos estratégicos para o Instituto.

Reconhecimento

Presentes no evento de lançamento, autoridades e clientes elogiaram o novo posicionamento do Instituto com olhar para o futuro.

“É um orgulho enxergar essa visão de longo prazo. O aprendizado mútuo de tantos anos entre o ICI e a cidade de Curitiba se materializa nesse planejamento. O Instituto está pronto para se colocar como facilitador na jornada entre cidadão e cidades digitais”, destaca a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi.

João Luiz Cordeiro, secretário de Governo de São José dos Pinhais, também parabenizou o Instituto pela iniciativa: “Eu vejo esse planejamento com bons olhos, porque vai avançar na operação e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esse pensamento de trabalhar a sustentabilidade não só da tecnologia, mas das famílias que é o mais importante.”

Divulgação interna

Na terça-feira (07), o ICI reuniu diretores, gerentes, coordenadores e supervisores para conhecerem o PE ICI 2030. “Os gestores são peças fundamentais para fazer toda a ‘engrenagem’ do ICI funcionar, por isso contamos com a ajuda desse grupo para fazer um ICI cada vez melhor. O planejamento, em si, acabou. Chegou a hora de executar. Nosso foco agora é o futuro”, comenta o diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco.

Já na quarta-feira (08), em evento on-line, foi a vez dos demais colaboradores conhecerem os planos do ICI para o futuro. As atividades foram conduzidas pela coordenadora de Comunicação, Eveline Martins, e o coordenador do PE ICI 2030, Ozires de Oliveira, com participação de Laila Wildauer e Manuela Bonaldo, do Observatório Sistema Fiep.