Ir para conteúdo

Notícias

ICI marca presença na Smart City Expo Curitiba

Equipe do ICI no estande da área de exposição do evento

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25) foi realizada a terceira edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionados a cidades inteligentes: a Smart City Expo Curitiba. Com temáticas sobre inovação e negócios disruptivos, governança, mobilidade, tecnologias inteligentes e cidades sustentáveis, o congresso reuniu especialistas do Brasil e do mundo no Expo Barigui e contou com a participação de milhares de pessoas.

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) esteve presente com estande na área de exposição do evento, onde recebeu visitantes e apresentou as soluções desenvolvidas para a gestão pública. Passaram pelo estande do ICI o prefeito e representantes da Prefeitura de Osasco (SP), cliente e parceira do Instituto; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; grupos encaminhados pelo Sebrae Nacional; prefeito e representantes da Prefeitura de São Cristóvão (SE), representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre outros.

“A Smart City Expo Curitiba confirma o quanto a tecnologia e a inovação são pilares importantes para o desenvolvimento de cidades melhores para a população”, comenta o diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim. “Tivemos a oportunidade de trocar conhecimento com diversas cidades e empresas, realizamos ainda prospecções de negócios e inserimos novamente o Instituto no circuito demonstrando como o ICI contribui com a transformação digital de Curitiba dentro das mais diversas áreas de atuação da administração municipal”, acrescenta.

Além do estande, o ICI fez parte da programação de apresentações da exposição: no Espaço Ágora, na quinta, e na Smart Plaza do Vale do Pinhão, na sexta. O diretor de Sistemas e Inovação do Instituto, Mauricio Pimentel, foi quem falou em nome do Instituto nas duas ocasiões. “No Espaço Ágora, a temática foi Governança em uma Sociedade Inteligente, onde abordamos questões relacionadas à transformação digital das cidades e a força das redes. Já para o Smart Plaza levamos algumas inovações que estão sendo desenvolvidas e implementadas no Instituto, visando evoluir cada vez mais nossos serviços, trazendo melhorias para nossos clientes e os cidadãos”, conta Pimentel.

Cerca de 30 colaboradores acompanharam as palestras do congresso e outro grupo ficou responsável pelo atendimento aos visitantes no estande. Segundo Rogério Mendes Pereira Junior, da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado, o evento é uma excelente vitrine para o Instituto. “Estamos junto com as principais empresas do setor, num ambiente muito propício para novas parcerias que tragam bons resultados para todos”, diz Rogério.

Prefeitura de Curitiba destaca soluções do ICI

Diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba estavam presentes no congresso e na Smart Plaza, na área de exposição. Em suas apresentações, destacaram projetos desenvolvidos na cidade que contam com soluções do ICI.

O secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, participou do painel “Como as autoridades locais podem liderar os caminhos da transformação digital dos serviços públicos”, que contou também com a presença de autoridades de Medellín, na Colômbia, e  representantes da Fundação Dom Cabral, Minsait e Planet Smart City.

Na ocasião, Jarschel apresentou aos participantes projetos curitibanos como a Muralha Digital, pagamento de tributos por Pix, e-Cidadão, Wi-fi Curitiba e Check-in Seguro. “Nosso legado é formado por mais de 200 sistemas e aplicações informatizadas. 100% dos processos são digitais”, declarou o secretário, fazendo menção ao trabalho desenvolvido em conjunto com o ICI.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, falou na Smart Plaza sobre a evolução do sistema integrado de saúde de Curitiba, que foi desenvolvido e é mantido pelo ICI desde 1999. Márcia destacou o papel fundamental que a tecnologia tem para bons resultados na gestão de saúde. O prontuário eletrônico, por exemplo, implantado de forma pioneira no país há mais de 20 anos, e o aplicativo Saúde Já, criado em 2017, foram as principais ferramentas para identificação, registro e comunicação com os curitibanos para a campanha de vacinação da covid-19. “A pandemia nos deixou um legado positivo ao quebrar barreiras tecnológicas na saúde”, disse.

Também na Smart Plaza, a diretora do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, apresentou a assistente virtual da Prefeitura de Curitiba. A aplicação desenvolvida pelo ICI utiliza inteligência artificial, uso de voz e recursos de acessibilidade para disponibilizar os serviços e informações de forma acessível, contemplando as necessidades das pessoas com deficiência.

Durante o painel “Inovações na cidadania para uma cidade participativa”, a assessora técnica de Transformação Digital e Inovação da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Carla Flores, apresentou as principais iniciativas de inovação do município, como a Muralha Digital, o Fala Curitiba, programa de consultas públicas da prefeitura, e o app Curitiba 156. "O aplicativo 156 é uma forma de descoberta e de gestão de conhecimento a partir das demandas da população, é participativo e torna a cidade mais inteligente", explicou Carla. Todos os projetos citados pela assessora foram desenvolvidos em conjunto com o ICI.
 

Com informações da Prefeitura de Curitiba