Ir para conteúdo

Notícias

ICI marca presença no maior evento sobre cidades inteligentes do mundo

Amorim (à esq.) e Pimentel (à dir.) representam o ICI no maior evento internacional sobre cidades inteligentes

Entre 15 e 17 de novembro, acontece a 11ª edição do Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior evento internacional sobre cidades e soluções urbanas inteligentes, realizado em Barcelona, na Espanha. O congresso, organizado pela Fira Barcelona, está recebendo participantes de 700 cidades e regiões do mundo, mais de 800 expositores e 400 especialistas internacionais para abordar os desafios relacionados à transformação urbana.

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) mais uma vez marca presença no congresso. “Eventos deste porte nos trazem inspirações e nos auxiliam a criar conexões significativas para o avanço do Instituto”, comenta o diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim. “O compartilhamento de conhecimento e experiências é do mais alto nível, mostrando referências de onde estamos e onde queremos chegar”, conclui.

Realizado em Barcelona desde 2011, o congresso conta com trilhas que apresentam sessões dedicadas às questões mais críticas nas cidades em oito áreas principais: tecnologias facilitadoras, energia e meio ambiente, mobilidade, governança, vida e inclusão, economia, infraestrutura e edifícios e segurança e proteção.

O diretor de Sistemas e Inovação do ICI, Mauricio Pimentel também está acompanhando as palestras e visitando as exposições do evento, que adotou o tema “Cidades inspiradas por pessoas” para esta edição. “As pessoas formam e mudam as cidades. Elas criam e transformam as tecnologias”, explica Pimentel. “Se as pessoas estiverem caminhando, evoluindo, planejando, conquistando, as cidades seguirão o mesmo rumo”, completa.

Curitiba: cidade segura e inteligente

A cidade de Curitiba recebeu troféu de menção honrosa no prêmio World Smart City Awards. A capital paranaense estava entre as seis cidades finalistas na categoria City Award, com iniciativas como Mesa Solidária, Banco de Alimentos, Jardins de Mel, 145 hortas e a Fazenda Urbana. Já o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi reconhecido como uma das seis personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos.

Greca foi representado no evento pelo vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que também integrou um painel sobre segurança nas cidades inteligentes. Durante sua fala, o vice-prefeito fez referência à Muralha Digital, que conta com aplicação de tecnologia de videomonitoramento nas questões de segurança e mobilidade. O projeto foi criado em 2020 e é fruto de uma parceria entre o ICI e a Prefeitura de Curitiba.