O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) encerrou nesta terça-feira (05) sua participação na 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), considerado o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Promovido pela plataforma Connected Smart Cities, o CSCM foi realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e teve dois dias de duração. Com múltiplos palcos, o evento teve conferências temáticas com conteúdo de alta qualidade, divulgação de negócios e networking de impacto.
No primeiro dia, o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, participou do painel de debate “Cidades conectadas e 5G”, no qual palestrou sobre como o 5G vai impactar as soluções GovTech. “Foi uma excelente oportunidade para falarmos sobre os impactos desse novo padrão de tecnologia nas cidades inteligentes e na vida de seus cidadãos”, comenta Pimentel.
Integraram o painel o CEO da Prodam e presidente da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), Johann Dantas; a diretora do Smart Campus Facens, Regiane Relva Romano; o secretário de Governo da Prefeitura de Santos, Fábio Ferraz; e o vice-presidente da Assespro-SP, Waldemar Lobo, que atuou como moderador do debate.
Estande de exposição
Além da participação no painel, o Instituto também esteve na área de negócios com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. “Recebemos representantes de administrações públicas estaduais e municipais, empresas privadas, estudantes universitários e visitantes estrangeiros”, conta o colaborador Rogério Mendes Pereira Junior, da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado do ICI. “Mostramos aos visitantes o importante papel do ICI na transformação digital das cidades brasileiras, inclusive Curitiba”, conclui.
Ranking
No evento, também foi divulgado o Ranking Connected Smart Cities 2023, que avalia e seleciona as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. Curitiba foi eleita como a segunda cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do Brasil, atrás de Florianópolis (SC). São Paulo (SP) completou o Top 3.
O resultado referenda os trabalhos realizados pela Prefeitura de Curitiba com o apoio tecnológico e a inteligência do ICI no desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública.