Quinta-feira, 24 de agosto, foi um dia de descobertas e aprendizados para dois grupos de estudantes que estiveram no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Pela manhã, alunos dos cursos técnicos de Administração e Desenvolvimento de Software do Colégio Estadual Cívico Militar Yvone Pimentel conheceram o trabalho realizado pelo Instituto para a gestão pública, as rotinas administrativas relacionadas aos processos de compras e aquisição e, ainda, puderam tirar dúvidas sobre oportunidades de carreira.
Segundo a coordenadora do colégio, Joseane Massaro, a visita serviu para compartilhar experiências práticas do mundo empresarial com os alunos e para auxiliá-los nas decisões sobre trajetória profissional. “A atividade proporcionou um contato real com o ambiente de trabalho, permitindo que os estudantes vissem na prática como os conceitos aprendidos em sala de aula são aplicados”, comenta. “Essa experiência pode ajudá-los a tomar decisões mais informadas sobre futuras carreiras e a compreender a importância da administração em um contexto empresarial”, completa.
Além das apresentações conduzidas pelas equipes de Comunicação, Gerência Administrativa e Gestão de Pessoas, os estudantes e as professoras do colégio conheceram de perto o funcionamento de alguns serviços operacionalizados pelo Instituto, como o Data Center e a Central de Atendimento e Informações 156.
Maria Rita dos Santos Silva, aluna do 2º ano do curso técnico de Administração, agradeceu a oportunidade: “Foi uma experiência maravilhosa. Ouvimos as trajetórias dos colaboradores, seus sonhos antes de estarem na empresa e as experiências de carreira. Todos foram muito atenciosos, tiraram nossas dúvidas e explicaram superbem. Espero que possamos voltar para conhecer mais sobre o ICI.”
Empregotech
Já no período da tarde do dia 24, foi a vez dos participantes do Empregotech conhecerem o Instituto. O programa da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, é direcionado para jovens de 16 a 29 anos com o objetivo de elevar a empregabilidade e revelar talentos para o mercado de inovação e tecnologia.
Durante o encontro, 10 alunos do curso on-line de desenvolvimento de softwares conversaram com a equipe de Gestão de Pessoas do ICI e com dois colaboradores da área de desenvolvimento de sistemas.
“Como eles estão na fase inicial de busca por oportunidades, contamos nossa vivência, como entramos aqui e o que fazemos hoje. Falamos desde o período de graduação, os estudos e capacitações que fizemos para atuar com tecnologia”, comenta o analista de sistemas Daniel Avanzi, que trabalha na Coordenação de Portais e Mobilidade do ICI.
Para a gerente de Inovação e Tecnologia da FAS, Maristela Dumas, a atividade fortaleceu o percurso formativo dos jovens: “Vimos o quanto a equipe do ICI é feliz de trabalhar em uma empresa que é referência. Para estes jovens, conhecer e escutar esses profissionais da área é importante, pois eles podem vislumbrar o futuro.”
Lucas Ribeiro Sousa de Almeida participa do Empregotech há quatro meses e conta que não sabia muito sobre o Instituto, mas ficou impressionado após a visita. “Não fazia ideia da magnitude deste trabalho. É incrível conhecer o que acontece aqui, é realmente o coração de Curitiba”, diz.
ICI aberto para a comunidade
A coordenadora de Comunicação do ICI, Eveline Martins, explica que as visitas realizadas por instituições de ensino são importantes para os estudantes e para o próprio Instituto. “A sociedade é construída por entidades de diferentes setores, entre eles as instituições de ensino e de prestação de serviços. Quando essas entidades atuam de forma colaborativa, todos ganham. Os alunos conseguem obter mais conhecimento do seu campo de estudo, além de compreender a importância do nosso trabalho no processo de transformação digital dos municípios”, comenta.