Ir para conteúdo

Notícias

ICI recebe o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para conhecer o novo espaço da Central 156

Prefeito Rafael Greca conhece o novo espaço de operação da Central 156 (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Nesta quarta-feira (12), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu a visita do prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ele conheceu o novo espaço de operação da Central de atendimento e informações 156, serviço gerenciado pelo ICI desde 1999 e que é considerado o principal canal de comunicação entre a administração pública e a população.

"Vocês são os olhos e ouvidos do prefeito, o atendimento é admirável, o que reflete na qualidade de vida em Curitiba", destacou Greca. Durante a visita, o prefeito ainda atendeu cinco ligações e conversou com os moradores da cidade. “Aqui é o Rafael Greca, o prefeito. Hoje estou atendendo no 156, em que podemos lhe servir?”, perguntou.

O novo espaço, além de trazer mais segurança e conforto aos colaboradores, passa a contar com 48 posições de atendimento, seis bancadas a mais que o anterior, e 194 m² divididos entre o espaço da operação e a sala da supervisão, cerca de 50 m² a mais que o antigo ambiente.

“Os nossos colaboradores estão mais bem acomodados, com isso ficam mais dispostos para o atendimento. Estamos investindo na melhor qualidade de atendimento ao cidadão”, declarou o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel.

Outra mudança foi a unificação das equipes do atendimento especializado (saúde, finanças e trânsito) e da Central 156 em um mesmo espaço. Os operadores contam com bancadas, cadeiras e equipamentos certificados, ampliando o cumprimento dos parâmetros das normas regulamentadoras.

Segundo o diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco, o investimento realizado pelo ICI visa contribuir com a eficiência do serviço. “Estamos reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de nossos atendimentos. Ou seja, atendemos mais pessoas em um menor tempo”, explicou.

Sobre a Central

O serviço, que completou 39 anos em fevereiro, foi criado em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura. Ao longo dos anos, passou por diversas inovações tecnológicas, que permitem seu funcionamento 24 horas por telefone, chat, portal e aplicativo, além do uso de inteligência artificial (IA).

A Central 156 recebe diariamente cerca de 4 mil ligações. No atendimento, os cidadãos podem acessar informações sobre serviços públicos, fazer solicitações, registrar reclamações e denúncias, além de obter orientações sobre diversos assuntos.

Presenças

Além de Greca, na comitiva da prefeitura estavam presentes o vereador Tico Kuzma, o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, o superintendente executivo da SGM, Airton Sozzi Junior, o superintendente de Tecnologia da Informação da Smap, Antonio Carlos Pires Rebello, os gestores da Central 156 pela SGM, Cilmara Rosa Batista e Willian Jonderlan de Oliveira Belém, e os ex-servidores da Central 156, Eliane do Rocio Pakuschewski e José Roberto Matt.

Pelo ICI, também prestigiaram a visita o diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo José de Araújo Prado, o diretor de Sistemas e Inovação, Hendrik Darony Fokkens,  o gerente de Operações, Ozires de Oliveira, e a coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Marilise Gois de Oliveira do Espírito Santo.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba