Ir para conteúdo

Notícias

ICI recebe visita de grupos estrangeiros

Universidade Austral visita ICI

Mestrandos em Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade Austral, sediada em Buenos Aires, na Argentina, estiveram no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) na última terça-feira (22) para conhecer a organização e participar de um bate-papo com o diretor de Sistemas e Inovação do Instituto, Mauricio Pimentel.

O tema central foi tendências de tecnologia e a evolução dos serviços ao longo dos anos. Pimentel pontuou que, neste momento, o ICI vem trabalhando fortemente no desenvolvimento de um projeto de transformação digital da cidade de Curitiba: “Queremos usar a tecnologia como aliada e, principalmente, como um agente de inclusão das pessoas.” O diretor também apresentou a atuação do ICI no mercado e as soluções já desenvolvidas para a capital paranaense.

Além dos mestrandos da Universidade Austral, estavam presentes no encontro representantes do Honorable Concejo Deliberante de Posadas e autoridades do Consulado da Argentina. O grupo aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas, compartilhar conhecimento e discutir a similaridade de processos nos dois países: Brasil e Argentina. “Curitiba é um exemplo para nós. Estimula o empreendedorismo, possui grandes programas de mobilidade e isso despertou nosso interesse em trazer os alunos para conhecer de perto essa realidade”, comenta a diretora do Programa Executivo de Smart Cities da Austral, Lucía Bellocchio.

Segundo Lucía, o grupo, que conheceu diferentes instituições da capital, ficou bastante impressionado com todo o planejamento urbano da cidade e com o trabalho desenvolvido pelo ICI. “Sem dúvida, surgiram muitas ideias ao longo das visitas e retornaremos com bastantes conteúdos agregados”, diz a diretora.

O cônsul adjunto da Argentina, Sebastián Bertuzzi, comentou que o consulado busca auxiliar a vinda dos estudantes para o Brasil e, na ocasião, também aproveitou para conhecer o trabalho do ICI: “Ter esse espaço é uma oportunidade de estreitar laços entre as instituições e criar uma ponte entre o Paraná e a Argentina.”

A professora e diretora do mestrado em Políticas Públicas, Celina Cantú, diz que já esteve no Instituto e a experiência positiva fez com que retornasse: “Estivemos aqui em 2019 com outra turma do nosso programa e decidimos retornar para ver os avanços da cidade e os impactos que a pandemia causou em termos de transformação digital. Com certeza pretendemos retornar mais vezes com diferentes grupos da nossa universidade.”

Onward Internacional conhece a Central 156

Na quarta-feira (23), o grupo recebido no Instituto foi de representantes da organização Onward Internacional, composto por prefeitos, vereadores, secretários e outros gestores públicos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Peru.

O foco da visita foi conhecer a central de atendimento ao cidadão de Curitiba, a Central 156, operacionalizada pelo ICI desde 1999. O gerente Ozires de Oliveira conduziu uma apresentação sobre o serviço, destacando como um sistema integrado contribuiu com o processo de gestão e tomada de decisão do município.

João Alceu, membro da Onward Brasil, conta que o grupo vai participar da Smart City Expo Curitiba e aproveitou a oportunidade de conhecer o ICI: “É uma instituição que visa o intercâmbio de experiências e conhecimentos de gestão pública. Trouxemos os membros ao ICI para que pudessem saber mais sobre as iniciativas de tecnologia e inovação da cidade.”

Para Marcelo Paniagua, funcionário da prefeitura de Fernando de la Mora, no Paraguai, o encontro foi muito bom: “Excelente a exposição do Ozires sobre a Central 156, conseguimos entender bem como funciona o sistema. Foi uma agenda importante e positiva para todos os municípios”