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ICI reformula sistema do Fala Curitiba

Equipe do Imap em treinamento no ICI
Equipe do Imap em treinamento no ICI
Equipe do Imap em treinamento no ICI
Fala Curitiba tem sistema administrativo e portal público reformulados
Equipe do Imap em treinamento no ICI
Fala Curitiba tem sistema administrativo e portal público reformulados

Nesta segunda-feira (11), entra em produção o novo sistema administrativo do programa Fala Curitiba, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). No dia 25, será a vez do portal utilizado pela população. Ambas as ferramentas foram desenvolvidas pelo ICI, com o objetivo de oferecer uma plataforma moderna que incentive a população a participar das consultas públicas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, além de apoiar a gestão do Imap sobre esse processo.

A coordenadora do programa Fala Curitiba, Simone Iubel, conta o que motivou o projeto: “Percebemos que a participação das pessoas nas consultas públicas estava diminuindo, então vimos a necessidade de melhorar esse canal, trazendo facilidade para o cidadão que poderá acessá-lo pela internet e pelo celular.”

Para a diretora de Planejamento do Imap, Silvana Gioppo, a aplicação de tecnologia para melhoria do programa segue o movimento atual da Prefeitura de Curitiba de aproximar o cidadão do serviço público. “O acesso pelo smartphone é um facilitador, pois dá mais condições de participar e ainda aguça a busca pelo conhecimento”, diz Silvana. A diretora destaca o apoio no planejamento como outra vantagem do sistema, pois ele proporciona “uma visão holística das demandas”.

O coordenador do projeto no ICI, Luiz Carlos Mega Junior, dá mais detalhes: “O sistema permite o cadastro de diversas fases do programa, como LDO Credenciamento, Reunião de Bairros e LOA Votação. Para os gestores, a página apresenta no mapa de Curitiba quais são as políticas públicas mais requisitadas por Regional, cruzando informações de geolocalização dos endereços dos cidadãos que participaram da consulta e dos equipamentos urbanos da cidade. Isso facilita o trabalho diário e apoia no planejamento e tomada de decisões.”

Já para o cidadão, a melhoria vem no fato de o portal agora ser responsivo. “A página foi desenvolvida com layout que se adapta a diversos dispositivos, como computador, tablet e smartphones, aumentando a abrangência e o alcance para a população”, completa Mega.

Os servidores do Imap participaram de treinamento no ICI sobre o sistema administrativo, para conhecer e saber utilizar suas funcionalidades. Agora, o Imap vai replicar o conhecimento com funcionários das Ruas da Cidadania.

O projeto foi apresentado também aos gestores da Central 156, com o intuito de capacitá-los para que ofereçam suporte às dúvidas dos cidadãos sobre o novo portal do programa.

 

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