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ICI reformula sistema do Fala Curitiba

Equipe do Imap em treinamento no ICI

Nesta segunda-feira (11), entra em produção o novo sistema administrativo do programa Fala Curitiba, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). No dia 25, será a vez do portal utilizado pela população. Ambas as ferramentas foram desenvolvidas pelo ICI, com o objetivo de oferecer uma plataforma moderna que incentive a população a participar das consultas públicas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, além de apoiar a gestão do Imap sobre esse processo.

A coordenadora do programa Fala Curitiba, Simone Iubel, conta o que motivou o projeto: “Percebemos que a participação das pessoas nas consultas públicas estava diminuindo, então vimos a necessidade de melhorar esse canal, trazendo facilidade para o cidadão que poderá acessá-lo pela internet e pelo celular.”

Para a diretora de Planejamento do Imap, Silvana Gioppo, a aplicação de tecnologia para melhoria do programa segue o movimento atual da Prefeitura de Curitiba de aproximar o cidadão do serviço público. “O acesso pelo smartphone é um facilitador, pois dá mais condições de participar e ainda aguça a busca pelo conhecimento”, diz Silvana. A diretora destaca o apoio no planejamento como outra vantagem do sistema, pois ele proporciona “uma visão holística das demandas”.

O coordenador do projeto no ICI, Luiz Carlos Mega Junior, dá mais detalhes: “O sistema permite o cadastro de diversas fases do programa, como LDO Credenciamento, Reunião de Bairros e LOA Votação. Para os gestores, a página apresenta no mapa de Curitiba quais são as políticas públicas mais requisitadas por Regional, cruzando informações de geolocalização dos endereços dos cidadãos que participaram da consulta e dos equipamentos urbanos da cidade. Isso facilita o trabalho diário e apoia no planejamento e tomada de decisões.”

Já para o cidadão, a melhoria vem no fato de o portal agora ser responsivo. “A página foi desenvolvida com layout que se adapta a diversos dispositivos, como computador, tablet e smartphones, aumentando a abrangência e o alcance para a população”, completa Mega.

Os servidores do Imap participaram de treinamento no ICI sobre o sistema administrativo, para conhecer e saber utilizar suas funcionalidades. Agora, o Imap vai replicar o conhecimento com funcionários das Ruas da Cidadania.

O projeto foi apresentado também aos gestores da Central 156, com o intuito de capacitá-los para que ofereçam suporte às dúvidas dos cidadãos sobre o novo portal do programa.