Ir para conteúdo

Imap conta com sistema de Gestão Acadêmica

Fernanda fala sobre a importância do projeto
Fernanda fala sobre a importância do projeto
Fernanda fala sobre a importância do projeto
Coordenador Luiz Mega apresenta os envolvidos no projeto
Sistema permite planejamento e administração dos cursos
Equipe do projeto Gestão Acadêmica
Fernanda fala sobre a importância do projeto
Coordenador Luiz Mega apresenta os envolvidos no projeto
Sistema permite planejamento e administração dos cursos
Equipe do projeto Gestão Acadêmica

Nesta quinta-feira (16), o ICI apresentou a solução Gestão Acadêmica para equipe do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A solução composta pelo sistema administrativo e o Portal do Aluno tem como objetivo inicial a promoção dos cursos de pós-graduação do Imap.


A diretora da Escola de Administração Pública do Imap, Fernanda Schaefer Rivabem, disse que é uma ferramenta importante para o trabalho do órgão. “A solução de Gestão Acadêmica atende uma necessidade nossa que faz parte do Plano de Governo, que é o projeto Formação e Desenvolvimento Profissional, com a implementação de um sistema de gerenciamento”, conta. “Estou muito feliz com o resultado, pois tínhamos um prazo apertado e o resultado ficou muito bom. Agradeço o empenho das equipes do Imap e do ICI para que esse objetivo fosse alcançado”, finaliza.


Segundo o diretor técnico do ICI, Fernando Matesco, esta é a “fase 1” do projeto: “A utilização de metodologias ágeis para o desenvolvimento possibilitou entregas rápidas e a conclusão do projeto em cinco meses. Podemos continuar aprimorando o sistema, incluindo novas funcionalidades, por exemplo.”


Hoje, o sistema administrativo permite todo o gerenciamento dos cursos de pós-graduação oferecidos. Pela ferramenta, é possível fazer o cadastro de locais, tipos de curso, público-alvo, planejamento do curso e das aulas, com definição de turmas e associação de docentes às disciplinas.


Há um módulo que trata especificamente da sala de aula, isto é, daquilo que acontece durante a realização do curso. O sistema conta com diário de classe, publicação de comunicados, materiais e atividades. Ainda, registro de frequência e avaliação. Após o fechamento dos cursos, é possível emitir um certificado de histórico escolar.


Para os estudantes, foi criado o Portal do Aluno, por meio do qual é possível visualizar todas as informações sobre os cursos em andamento, comunicados e informações acadêmicas. O participante tem acesso às atividades enviadas pelo professor e consegue devolvê-las após sua resolução. O portal possui layout responsivo, isto é, as páginas se adaptam em diferentes dispositivos, como computador, tablet e smartphone.

Próximos passos

De acordo com o coordenador do projeto, Luiz Carlos Mega Junior, a próxima etapa será o treinamento no sistema administrativo. “Na semana que vem, vamos promover uma capacitação para que os usuários possam começar a utilizar o sistema”, conta. Segundo ele, a previsão é de que a solução entre no ar no dia 27 de agosto.


Após, o projeto entra em operação assistida, quando a equipe fica mais um período à disposição para eventuais dúvidas e correções. O Service Desk do ICI também já está preparado para o suporte técnico na utilização do sistema administrativo e do Portal do Aluno.

Partes envolvidas

O projeto foi conduzido no ICI pela Gerência de Projetos, com apoio das outras áreas técnicas: Sistemas, Infraestrutura, Serviços e Sistemas GRP. Pelo Imap, houve participação da Escola de Administração Pública e do Núcleo Setorial de Informação e Tecnologia.


Além do Imap, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito deve utilizar a solução de Gestão Acadêmica, por meio da qual irá administrar os cursos de formação da Guarda Municipal.

 

 

Compartilhe: