Ir para conteúdo

Notícias

Meetup do ICI reúne startups na Hotmilk

Objetivo é identificar oportunidades para o desenvolvimento conjunto de soluções de cidades inteligentes

O ICI promoveu nesta quarta-feira (16) seu primeiro evento voltado para startups. O meetup “Conexões para cidades inteligentes” foi realizado no Innosphera Meeting Center, espaço da Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUCPR.

Com a presença de startups residentes da Hotmilk, o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, falou sobre as iniciativas do Instituto que visam à ampliação de oferta de soluções para cidades inteligentes. “Temos feito um trabalho para atingir novos municípios e desenvolver novas soluções. Entendemos que não precisamos fazer isso sozinhos, por isso queremos identificar de quem podemos nos aproximar”, declarou Pimentel. “As startups despertam nosso interesse porque além de provocarem uma velocidade que normalmente não temos, ainda podem ajudar com soluções que a gente nunca imaginou.”

O presidente convidou os representantes das startups a continuarem a “conversa” com o ICI: “Estamos abertos e interessados em saber o que vocês fazem e como podemos incorporar isso em nossos projetos.”

Para Gustavo de Paula, fundador da Chavi, essa aproximação do ICI é interessante e pode ser transformadora para as startups. “A gente foca muito em desenvolver tecnologia, e quase sempre pensamos que o governo é inacessível, por isso acabamos nos voltando apenas para o mercado privado”, diz Gustavo. “Percebi que podemos ter um caminho de acesso ao poder público. Muito legal essa iniciativa do ICI de vir nos contar seu interesse em parcerias e se aproximar das startups da Hotmilk”, conclui.

Programa de inovação aberta

No encerramento do meetup, a coordenadora de Inovação do ICI, Francielle Vieira Saviski, falou sobre o ICI Smart Connect, programa de inovação aberta do Instituto que deve ser lançado em setembro deste ano.

Ela contou que será divulgado regulamento para inscrição no programa, que vai contar com eixos temáticos envolvendo saúde, educação, turismo, mobilidade urbana, esporte, fiscalização, entre outros.

“O objetivo, como mencionado pelo nosso diretor-presidente, é estabelecer parcerias estratégicas para implantar soluções em municípios”, reforça Francielle. “Assim, convidamos as startups para avaliarem os negócios em que atuam, considerando a possibilidade de encaixarem isso dentro de uma cidade”, finaliza.