Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

Novas funcionalidades chegam ao Curitiba App

Ajustes na interface também melhoraram a usabilidade da ferramenta

Três novas funcionalidades foram adicionadas ao Curitiba App, ferramenta desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), disponível nas versões Android e iOS e que reúne notícias, eventos e mais de 600 serviços municipais da capital paranaense.

Agora o aplicativo está integrado ao Saúde Já, também criado pelo ICI e que facilita o acesso do cidadão à saúde pública. O usuário pode conferir no Curitiba App o próximo agendamento (data, hora e unidade de saúde) e últimas mensagens recebidas.

Outra novidade é a integração com o Aprendere, portal da Prefeitura de Curitiba, que permite acessar informações sobre os cursos ofertados de forma gratuita pelo município, para a comunidade e para servidores. O coordenador do projeto no ICI, Felipe Massardo, conta que no aplicativo o usuário pode verificar datas de cursos agendados e buscar novos cursos de interesse. "Uma função importante é a de confirmar presença. O usuário acessa a ferramenta durante o horário da aula e marca sua participação diretamente pelo app, tanto por georreferenciamento quanto por QR Code”, explica Massardo.

A terceira funcionalidade disponível no aplicativo é o Curitiba Lê Digital. O programa, criado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), tem o objetivo de promover autores locais e atividades focadas no universo da leitura. "No Curitiba App, o usuário tem à disposição uma estante virtual com dez livros exclusivos de autores curitibanos, que podem ser lidos no próprio aplicativo. Ainda tem as funções de marcar página, mudar formato de leitura e aumentar o tamanho da tela", conta o coordenador. Há também livros de grandes autores nacionais e internacionais, além de um mapa que mostra todas as Casas de Leituras de Curitiba. Massardo diz: "É possível traçar uma rota para ir até a casa de leitura mais próxima do usuário."

Ajustes no layout e na interface também foram feitos no aplicativo, visando à facilidade de navegação e melhoria da usabilidade. 

Mudança na entrega, mas não no resultado final

Parte das novidades do aplicativo foi realizada durante o período de pandemia, onde o ICI reorganizou sua operação e viabilizou a possibilidade de trabalhar remotamente. "Às vezes, as pessoas pensam que essas mudanças não afetam quem trabalha com TI, mas afetam muito. No ICI, nós trabalhamos de forma integrada e a presença física é muito importante. Tivemos que nos reinventar e aos poucos estamos nos adaptando e aprimorando essa nova forma de trabalho", comenta Massardo. 

A apresentação do produto final foi feita por videoconferência e contou com recursos de compartilhamento de tela para mostrar detalhes das funcionalidades.