Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

Osasco ganha assistente virtual para auxiliar nos serviços municipais

Integrada à Central 156, inteligência artificial vai auxiliar nas demandas mais solicitadas pela população

Os mais de 700 mil habitantes de Osasco (SP) têm um novo canal de comunicação com a prefeitura do município: o Assistente Virtual. Desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), a ferramenta utiliza inteligência artificial e uso de voz para disponibilizar acesso aos serviços e informações de âmbito municipal. 

A coordenadora do projeto, Francielle Regeane Vieira da Silva, explica que, inicialmente, serão disponibilizados os serviços mais buscados pela população de Osasco, incluindo tapa buraco, iluminação pública, limpeza de bueiros, retirada de móveis, coleta de entulho, consulta de protocolos. “Para entender diferentes contextos desses serviços, o assistente virtual foi treinado com palavras específicas predefinidas em linguagem natural”, diz Francielle. Como se trata de um assistente virtual inteligente, esse treinamento para aprendizado, segundo a coordenadora, é contínuo. “Conforme o cidadão for conversando com ele, novos serviços serão incorporados e uma inteligência dos serviços municipais vai se construindo.”

Sobre o processo de desenvolvimento, o líder técnico da equipe do sistema do 156 de Osasco, Rodrigo Danielewicz Kruger, comenta: “Nosso papel foi trabalhar na integração entre o app 156 de Osasco com o assistente virtual, gerando com isso uma interação entre equipes e também o conhecimento de novas tecnologias que poderão ser bastante úteis pro ICI daqui pra frente.” Segundo Kruger, o assistente virtual é uma ferramenta já pensando no futuro da tecnologia, mudando a forma como as pessoas vão se comunicar com entidades públicas e privadas. 

Comando de voz

Pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo, de Data Science, mostra que o uso dos assistentes virtuais cresceu 47% durante a pandemia. A ascensão se dá, principalmente, pela agilidade permitida pela inovação. “Incorporar o uso da tecnologia de voz nas soluções é trazer mais rapidez na busca por informação e serviços municipais. Introduzir esse tipo de tecnologia na sociedade é pensar nas novas gerações, buscando envolvê-las cada vez mais no cuidado com a cidade”, reforça Francielle. 

Para o gerente da Central 156 de Osasco, Bruno Chagas, o novo assistente virtual representa mais um importante avanço tecnológico nos serviços disponíveis para o cidadão osasquense. “A possibilidade de solicitar serviços públicos e obter informações municipais apenas com comandos de voz torna nossa plataforma de atendimento ao cidadão muito mais prática, moderna e inclusiva.”

O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.