Em setembro, a parceria do ICI com a Associar Recicle Mais completou um ano de atividades. A colaboração consiste na coleta e manejo adequado dos resíduos eletrônicos e recicláveis do Instituto, realizados por membros da associação, que integra o Programa EcoCidadão da Prefeitura de Curitiba. Com isso, o Instituto contribui com a geração de renda da comunidade do Parolin, onde a Recicle Mais está localizada.
Para Alexsandra Vogado, da Coordenação Jurídica e Compliance, parcerias desse tipo são uma importante maneira das organizações colaborarem com o meio ambiente e a sociedade. “A importância da separação correta de resíduos, somada ao apoio à comunidade do Parolin, é uma das formas de engajar os colaboradores com os conceitos de ESG”, comenta. A presidente da Associar Recicle Mais, Marta Queiroz, também ressalta a importância da parceria com o ICI: “É uma parceria muito boa e produtiva para nós. A coleta de eletrônicos contribui muito para melhorar a renda dos associados.”
Para demonstrar o impacto dessa ação, observamos os dados: desde o início da parceria, em 02/09/2022, foram coletadas mais de 8 toneladas de detritos, sendo que 2.737 kg correspondiam a material eletrônico. Somente este ano, recolheu-se uma média de 154,5 kg de lixo eletrônico por mês.
Alexsandra reforça o quanto a coleta dos materiais é importante para as pessoas envolvidas no processo. “A venda dos resíduos recicláveis/eletrônicos é a fonte de renda dos catadores cooperados. A coleta, separação e transporte desses resíduos são indispensáveis para a subsistência de dezenas de famílias. Sendo assim, quanto maior a quantidade de parceiros, maior é a renda dos associados, refletindo na qualidade de vida dessa comunidade”, explica.
A Associar Recicle Mais atua no processo de recolhimento, seleção e venda de produtos recicláveis e reutilizáveis. A associação participa ativamente do processo de reciclagem em Curitiba e região, garantindo a renda de diversas famílias. Segundo o próprio site do projeto, “80% das famílias do Parolin vivem da indústria da reciclagem ou catando recicláveis”. Além disso, a organização promove outras atividades junto à população. No ano passado, por exemplo, realizou um evento de Dia das Crianças para mais de 500 pessoas.
Semanalmente, a associação recolhe os recicláveis no Instituto. Já a coleta de lixo eletrônico ocorre na primeira sexta-feira de cada mês, no período da tarde. Colaboradores do ICI, do Ippuc e moradores da região também podem descartar seus materiais eletrônicos no Instituto.