Ir para conteúdo

Notícias

Pesquisa, segurança e gerenciamento de sistemas

Equipe responsável pelo Gesii: Danusa, Demis Silva e Vanessa

   O ICI desenvolveu e mantém desde 2005 o sistema Gerenciador de Sistemas e Infra-estrutura (Gesii) para consulta e apoio de técnicos da área de sistemas, agentes de atendimento, assessores, coordenadores e gerentes.

   O projeto teve início em 1997, com um primeiro levantamento dos sistemas desenvolvidos para a Prefeitura de Curitiba, com o intuito de auxiliar a conversão desses aplicativos na virada do século. Em 2003, este levantamento foi informatizado com a criação do Catálogo de Sistemas. Hoje, as informações foram atualizadas e são mantidas pelo Gesii, que serve como catálogo de sistemas e infra-estrutura.

   Sob a gestão da analista Danusa Correia, o Gesii atende duas finalidades de forma integrada: o catálogo e o acesso e permissão.

   Seu principal objetivo é disponibilizar informações sobre os sistemas do catálogo. São dados descritivos, particularidades, órgãos gestores e usuários, órgão de desenvolvimento e manutenção, integração entre sistemas, equipe técnica, requisitos técnicos (configuração, instalação, ambiente de desenvolvimento, sistema operacional, linguagem, plataforma, versão, banco de dados, etc.) e quantitativos dos sistemas. O Gesii também faz o controle de nível de acesso e segurança dos novos sistemas.

   As informações solicitadas são disponibilizadas por meio de relatórios. Os relatórios existentes permitem aos analistas emitir a relação de sistemas dos quais são responsáveis e todas as informações técnicas dos mesmos.

   "Podemos filtrar informações quantitativas a partir de critérios estabelecidos, tais como: quantidade de sistemas na PMC, parcial por órgão, sistemas em atividade, histórico de sistemas inativos (desde o CPD do Ippuc), entre outros", explica Danusa. A analista ressalta que essas informações devem ser sempre conferidas e informadas pelos responsáveis de cada sistema, "no intuito de se disponibilizar dados sempre corretos e atualizados". "Essas informações são dinâmicas e dependem da colaboração dos respectivos analistas e do apoio das coordenações e gerências", complementa.

   O Gesii é utilizado como ferramenta de apoio ao posicionamento mensal da Gerência de Sistemas e à padronização de nomenclaturas dos novos sistemas. "O sistema também estabelece um fluxo interno para o desenvolvimento e acompanhamento dos projetos", diz Danusa.

   Com a integração de acesso e segurança, existe a garantia de serem cadastrados todos os novos sistemas internos. "Quanto aos sistemas externos, depende de coletarmos as informações diretamente com os analistas responsáveis de cada órgão", explica.

   A analista responsável diz que o Gesii "é um sistema que está em contínuo processo de melhoria, sempre visando à atualização de dados e à criação de novas formas de disponibilizar as informações aos usuários".

   Como funciona

   O Gesii está preparado para atender e disponibilizar informações a todas as áreas do ICI. Se, por exemplo, a Assessoria de Mercado solicitar a seguinte informação para a Gerência de Sistemas: "Quantos aplicativos a Secretaria Municipal de Recursos Humanos utiliza"". Essa informação será obtida por meio de pesquisa feita no Gesii.

   São estabelecidos filtros para consulta e o resultado é gerado. E assim, qualquer outra informação relacionada a quantitativos e especificação dos sistemas é retirada da base de dados do Gesii.

Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: ICI