Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

Pioneiro desde sua criação, ICI celebra 23 anos

ICI atua em Curitiba, Londrina e na cidade de Osasco, em São Paulo

Nesta terça-feira (1.º), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) completa 23 anos de sua criação. Ao longo desse período, passou por inúmeras evoluções, sempre se destacando e sendo pioneiro no mercado. ”Não há dúvidas com relação ao poder que a tecnologia exerce na vida das pessoas e das cidades. Transformar as diferentes realidades e buscar o melhor para a gestão pública é o que nos move”, diz o diretor-presidente do ICI, Leandro Vergara Raimundi.

Originalmente criado como Instituto Curitiba de Informática, o ICI expandiu sua atuação e coleciona inúmeros projetos disruptivos, que permitiram o desenvolvimento de soluções cada vez mais inteligentes, voltadas às cidades e tendo como ponto central o cidadão. “Fomos além da prestação de serviços e enxergamos um mercado com grandes possibilidades, fomentando e estimulando sempre a criação de cidades cada vez mais inteligentes”, complementa Vergara. 

O primeiro cartão inteligente do país, por exemplo, foi desenvolvido pelo ICI. Hoje, o Cartão Qualidade possui mais de 40 mil usuários, mais de 1.100 pontos de venda espalhados por Curitiba e mais de 100 mil transações feitas por mês, além de um aplicativo para Android e iOS.

Com o programa Digitando o Futuro, criado pelo ICI em 2000, Curitiba foi a primeira cidade do país a disponibilizar o acesso gratuito à internet. Hoje, a oferta se dá pelo Wi-Fi Curitiba, que já conta com 80 pontos de conexão e deve ultrapassar 220 locais da cidade até o fim do ano.

Além de ser responsável pela manutenção de todo o parque de hardware da Prefeitura de Curitiba, que soma mais de 80 mil equipamentos instalados em escolas, órgãos públicos e unidades de saúde, o ICI sempre contribuiu com a digitalização dos municípios: com o objetivo de ter a cidade na palma da mão, foram desenvolvidos aplicativos mobile como o Curitiba App, Curitiba 156, Nota Curitibana e o Saúde Já, que foi, inclusive, reconhecido no Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes.

Outras conquistas marcam a história do ICI ao longo dos 23 anos, incluindo as certificações MPS.BR Serviços e MPS.BR Software, que atestam a maturidade dos processos de serviços e projetos das organizações, bem como a padronização de qualidade via NBR ISO 9001:2015, a certificação Great Place To Work®, o Selo Sesi ODS 2020, que reconhece e estimula empresas paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas relacionadas à prevenção da Covid-19, e o ingresso no Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), considerada a maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo.

Com forte atuação em Curitiba, o ICI também atua no interior do estado, em Londrina, e na cidade de Osasco, em São Paulo.