Ir para conteúdo

Portal e-Compras ganha novo layout responsivo

Modernização facilita a navegação e utilização do...
Modernização facilita a navegação e utilização do sistema

O portal de Compras Eletrônicas de Curitiba (e-Compras) está de cara nova. Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o sistema, que permite a aquisição de bens e contratações de serviços por meio de processos eletrônicos, agora é totalmente responsivo.

A coordenadora de Sistemas Departamentais do ICI, Elizabete Fegury, responsável pelo projeto, conta que foram realizadas pesquisas para execução de um piloto com as atualizações: “Quando a Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP) nos procurou para adaptar o portal, buscamos estudar as possibilidades de melhorias. A ideia era viabilizar o uso em dispositivos móveis, mantendo todas as regras e implantações já existentes.” Segundo ela, foram executadas mudanças no sistema como um todo, contemplando os módulos Público, Administrativo e Fornecedor, trabalhando em paralelo a sustentação do sistema.  “O resultado final foi um layout amplo, moderno e funcional”, celebra.

O analista Demis Silva diz que a alteração do layout do sistema proporcionou uma visão mais moderna e comercial da aplicação, flexibilizando a sua utilização. “Todas as páginas (telas do sistema) sofreram uma reestruturação no layout (front-end) e com isso também tivemos que nos preocupar com a adaptação para o usuário final. Foram alguns meses de homologação junto aos gestores usuários do sistema (SMAP), com a realização de testes. No término da homologação e durante a gestão de mudanças do sistema, realizamos testes de estresse para garantir a estabilidade da aplicação no ambiente de produção”, explica.

Segundo o analista, foram implantadas alterações em todo o layout visual do sistema, proporcionando ao usuário o uso da aplicação também em dispositivos móveis, como smartphones, tablets etc.

Para Demis, o maior desafio é garantir a estabilidade da aplicação e a confiabilidade do usuário durante sua utilização. “Não realizamos alterações em suas funcionalidades internas, mas como o e-Compras ficou por muitos anos sem uma grande modificação no seu layout, isto pode fazer com que o usuário leve um pouco mais de tempo para se adaptar as mudanças.”

Modernização

O e-Compras propicia ao município agilidade e redução de custos, com transparência na relação da prefeitura com a comunidade e fornecedores.

O gerente de Sistemas do ICI, Wagner Morais Correia, conta que o projeto foi um desafio para a equipe técnica. “O trabalho permitiu o desenvolvimento do conhecimento e contato com novos recursos relacionados à interface, usabilidade e experiência do usuário. Esta modernização disponibiliza novos recursos para facilitar a navegação e utilização do sistema”, diz.

A solução compreende o Portal Público, para a população acompanhar os processos eletrônicos de compras, o Portal Fornecedor, para fornecedores cadastrados participarem de processos licitatórios, e o Portal Administrativo, para pregoeiros e administradores conduzirem os processos e leilões licitatórios.

 

Compartilhe: