Ir para conteúdo

Portal moderniza sistema de matrículas para atividades esportivas gratuitas

Curitiba em Movimento foi desenvolvido pelo ICI...
Curitiba em Movimento foi desenvolvido pelo ICI em parceria com a Smelj

A partir desta semana, as pessoas que tiverem interesse em praticar atividades físicas, esportivas e de lazer nos Centros Esportivos da Prefeitura poderão fazer o cadastro no portal Curitiba em Movimento. Lançado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o novo portal vai modernizar o sistema de matrículas para as aulas esportivas gratuitas. Todo o cadastro será feito de forma on-line, pelo sistema E-Cidadão, que é o padrão da Prefeitura de Curitiba.

A coordenadora do projeto no ICI, Mariane Ramalho, comenta que o todo o trabalho foi realizado de forma remota. “Foi um projeto desafiador, iniciado durante a pandemia, mas tanto o time do projeto quanto os gestores de negócio se adaptaram de forma tranquila ao novo modelo”, conta. 

No portal, o cidadão poderá se cadastrar na atividade física que tem interesse e quando abrir uma vaga ele será informado por e-mail. Se um aluno matriculado tem duas faltas não justificadas, o sistema automaticamente abre essa vaga para um novo cadastro. 

São 53 modalidades esportivas gratuitas para o cidadão escolher. Ao fazer o cadastro e ser informada de uma vaga disponível pelo portal, a pessoa poderá agendar um horário para avaliação física no Centro Esportivo onde fará a aula. Um mapa de Curitiba vai mostrar o endereço dos 36 Centros Esportivos da Prefeitura, onde ficam as 255 Academias ao Ar Livre da cidade e as quadras públicas para a prática das modalidades esportivas (basquete, futebol, vôlei, tênis, por exemplo). 

Sistema intuitivo

O portal também vai oferecer uma parte de interação com os servidores da Smelj, com perguntas frequentes. O sistema é intuitivo e pode ser acessado por crianças e idosos sem dificuldade. Uma tela leva à outra. O portal é responsivo e se adapta a qualquer aparelho, como celular, tablet e computador. A Smelj também vai disponibilizar no portal aulas on-line que foram gravadas.

Modernização 

Os alunos que já estavam matriculados nas aulas sistemáticas, antes da pandemia, quando foram suspensas as atividades esportivas, estão com as vagas garantidas nos dias e horários que já faziam as atividades. 
Com a nova ferramenta, a Smelj poderá fazer relatórios mais rápidos e saber quais atividades têm mais alunos, horários com maior ocupação, número de mulheres, homens, crianças, frequência. Com esses dados é possível desenvolver novas políticas públicas. 

“Esta entrega representa uma nova era para a Smelj, em que todo o processo de controle de alunos, como frequências, atestados médicos e o processo de inscrições em atividades ofertadas serão realizados via plataforma, trazendo muitas facilidades e  transparência”, finaliza Mariane. 

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe: