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Portal Retomada Curitiba reúne ações do município em apoio ao cidadão e empresas

Website foi desenvolvido pelo ICI

Os curitibanos que precisam saber sobre o Fundo de Aval, Auxílio Alimentar, acesso a crédito, transformação digital, abertura de negócios, Mesa Solidária e outras ações de apoio ao cidadão e empresas durante a pandemia têm agora um único canal gratuito da prefeitura. O portal Retomada Curitiba, desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), reúne todas essas informações e já está no ar, podendo ser acessado por smartphones, tablets e computadores.

Intuitivo e com fácil navegabilidade, o portal Retomada Curitiba traz três áreas: Economia, Proteção Social e Segurança Alimentar. Ao clicar em cada uma delas, a pessoa tem à disposição uma série de orientações e links para ajudá-la de acordo com suas necessidades. “Nosso objetivo foi desenvolver um portal com uma navegação simples e que proporcionasse uma boa experiência para o cidadão, permitindo localizar as informações de forma rápida”, comenta o coordenador de Portais e Tecnologia do ICI, Luciano Cardoso. “A solução é integrada com as demais soluções de portais da Prefeitura de Curitiba, o que garante mais agilidade e qualidade das informações publicadas”, completa.

Na área “Economia”, estão reunidos serviços e ações que garantiram a Curitiba o título de cidade mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2021.

Há informações e acesso a páginas sobre as atividades incluídas na Lei de Liberdade Econômica (dispensadas de alvará e licenças), como requerer o alvará on-line e dados detalhados sobre as iniciativas do município (via secretarias municipais de Finanças e Urbanismo e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação) e parceiros (como Sebrae/PR, Assespro, Garantisul, Fomento Paraná, BRDE e Caixa) para acesso a crédito, liberação do Fundo de Aval de Curitiba e apoio educacional para gestão inovadora e transformação digital dos negócios.

Informações sobre todas as ações de apoio econômico do município também podem ser acessadas no menu “Empreendedores” do portal Retomada Curitiba. Além disso, no menu é possível ser direcionado para todos os serviços on-line da prefeitura e para materiais da campanha “Compre no Bairro”, de valorização do pequeno comerciante local.

No portal, o município ainda compartilha que estão sendo gerados cerca de 113,7 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos) com obras públicas nos próximos cinco anos.

Rede social

A rede de proteção social do município também foi reforçada durante a pandemia e as ações estão detalhadas no portal Retomada Curitiba.
A área “Segurança Alimentar” reúne os serviços voltados a garantir comida na mesa da população que perdeu renda. O cidadão é orientado, por exemplo, sobre como receber o Auxílio Alimentar de Curitiba e as refeições gratuitas do Mesa Solidária, bem como ter acesso a programas como Armazém de Família, Restaurante Popular e hortas urbanas.

Já a área “Ação Social” traz informações sobre os serviços de acolhimento à população em situação de pobreza e extrema pobreza. Do acesso a benefícios do CadÚnico (como auxílio emergencial do Governo Federal) a pernoite em hotéis sociais, a população é informada sobre atendimentos e espaços da prefeitura para os curitibanos mais vulneráveis. 

No menu do portal Retomada Curitiba ainda é possível ter acesso a vídeos, notícias e o serviço de agenda on-line.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba