Na última segunda-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou a nova fase da Central Saúde Já Curitiba, sistema de atendimento eletrônico, empregado na atenção à saúde pública dos curitibanos.
A principal novidade é que antes de procurar atendimento em uma Unidade de Saúde ou UPA, a pessoa que tem sintomas leves, como dor de garganta, dor de ouvido, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras, pode ter acesso ao atendimento dos profissionais de saúde da secretaria sem sair de casa.
Para este lançamento, mais uma vez, a Prefeitura de Curitiba contou com uma série de soluções desenvolvidas pelo Time ICI. “Uma das principais envolve a utilização eletrônica de um protocolo internacional de teleatendimento integrado ao Sistema e-Saúde e ao aplicativo Saúde Já”, conta o gerente de Sistemas Gestão Saúde do ICI, Jefferson Vachowicz. “Dependendo da criticidade e necessidade do atendimento, o sistema oferece a possibilidade de atendimento imediato por meio de videoconsulta, conectando o paciente a um profissional de saúde”, acrescenta.
Ele ainda explica que todas as informações registradas nessa solução passam a incorporar o prontuário eletrônico dos pacientes, os quais receberão de forma eletrônica: atestados, prescrições e demais documentos necessários para continuidade do atendimento.
“Os novos serviços da Central Saúde Já representam um importante avanço na oferta de serviços de saúde em Curitiba, oferecendo acesso ágil, seguro e eficiente, por meio de soluções inovadoras desenvolvidas por nossas equipes”, completa Jefferson.
Inicialmente, o novo serviço estará disponível para pessoas de 18 a 25 anos e gradativamente a Prefeitura irá ampliar o público-alvo. Para ter acesso às novas funções, o usuário precisa ter o cadastro definitivo e senha no app Saúde Já Curitiba. Dessa forma, o usuário poderá ser atendido pelos profissionais de saúde da Central e, caso necessário, fazer uma tele ou videoconsulta por meio do aplicativo.
Durante o evento de divulgação, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, destacou a importância dos novos recursos: “Muitos municípios e serviços de saúde decidiram desmobilizar suas soluções de atendimento virtual de saúde, mas Curitiba decidiu ampliar o acesso do cidadão a soluções tecnológicas que aproximam as pessoas aos profissionais de saúde, mesmo sem sair de casa.”
*Com informações da Prefeitura de Curitiba