Ir para conteúdo

Notícias

Prefeitura de Curitiba deixa sites mais acessíveis às pessoas com deficiência

Novidade permite melhor experiência por parte dos usuários durante a navegação (Foto: SMCS)

Quatro sites da Prefeitura de Curitiba estão mais acessíveis para as pessoas com deficiência. Um novo botão com o símbolo universal de acessibilidade da Organização das Nações Unidas – ONU (uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo) foi colocado no alto dos sites e acompanha a navegação conforme o usuário rola a barra lateral para acessar outros conteúdos.

Os sites que trazem a novidade são o da Família Folhas, Imuniza Já, Curitiba contra o Coronavírus e Retomada Econômica de Curitiba. O novo componente de acessibilidade foi desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). As reuniões de desenvolvimento começaram no mês de maio de 2022.

“Buscamos sempre as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade durante o desenvolvimento de sites”, conta a coordenadora do projeto no ICI, Janaina Iedowski. “A barra faz parte de tecnologias assistivas que possibilitam a inclusão e autonomia para os usuários”, explica.

Os novos recursos permitem uma acessibilidade completa às informações e uma melhor navegabilidade, mais intuitiva, pelos sites. As equipes de tecnologia da Prefeitura trabalham para disponibilizar o novo componente de acessibilidade em todas as páginas oficiais do município.

“Essa mudança representa um avanço nas questões de acessibilidade. Melhoramos o acesso às informações das pessoas com deficiência. Isso promove inclusão e respeito por todos”, explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.

Acessibilidade

Ao clicar no botão com o símbolo universal de acessibilidade, o usuário abre uma caixa de ferramentas onde é possível mudar o contraste da página para mais escuro, mais claro, inverter as cores ou deixar tudo em preto e branco.

Outra opção destaca todos os links que podem ser acessados na página. Também é possível deixar o cursor do mouse maior e destacar uma máscara de leitura para correr a página. As fontes de todo o site podem ser alteradas, com letras maiores, menores, e pode ser feito aumento de espaçamento entre as letras e alteração do alinhamento dos textos. Também há opção de leitores de tela, para pessoas com deficiência visual, e o recurso de Libras, para pessoas surdas.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba