Conectada às transformações digitais, a Prefeitura de Maringá/PR, por meio de sua Procuradoria-Geral, passou a contar com o eGPJ, sistema de Gestão de Processos Judiciais Eletrônicos desenvolvido pelo ICI. O software de gestão processual com inteligência artificial possibilita ler decisões judiciais, sugerir petições ou até mesmo fazer peticionamentos de forma automática. Com isso, esses processos ficam mais fáceis e ágeis tanto para os cidadãos quanto para os servidores.
A Procuradoria-Geral gerencia cerca de 40 mil ações judiciais. Anteriormente, a distribuição de todos os processos era realizada de forma manual e com uso de quatro sistemas diferentes. Por meio do eGPJ, o município reunirá todos os processos judiciais em uma única plataforma online e que também possibilita a integração com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o sistema tributário. Com isso, o trabalho dos procuradores será uniformizado de acordo com temas semelhantes, o que garantirá agilidade.
O prefeito Ulisses Maia destaca que a adoção do novo software faz parte das ações da gestão municipal para garantir eficiência, transparência e soluções inteligentes aos serviços. “É algo que facilita o trabalho dos servidores, garante agilidade nas respostas das ações judiciais para a comunidade, e também proporciona mais efetividade aos processos”, afirma. Ele lembra que Maringá é a terceira cidade do Paraná a adotar o sistema na gestão pública.
O procurador-geral do município, Douglas Galvão, explica que o software facilita a organização e leitura do acervo processual da prefeitura. “Com essa ferramenta, a gestão municipal está conectada ao que há de mais inovador na área de inteligência artificial em ambiente jurídico e aos mecanismos de inteligência artificial que já são utilizados pelo Poder Judiciário”, comenta.
Segundo o coordenador de Sistemas Departamentais do ICI, Felipe Augusto de Azevedo Rezende, responsável pela implantação do eGPJ, é gratificante perceber o “entusiasmo” dos clientes. “Toda a equipe da Procuradoria-Geral de Maringá demonstra empolgação com o sistema e muita expectativa pelos benefícios que a solução irá trazer”, conta o coordenador. “Além da nossa IA Themis, que vai possibilitar os peticionamentos automáticos de diversas ações judiciais, aliviando a carga de trabalho dos procuradores, ainda há integrações com diversos outros sistemas. Posso afirmar que eles realmente estão muito engajados com o sucesso do projeto”, conclui.
A implantação da ferramenta, realizada de 21 a 25 de agosto em Maringá, resulta da assinatura do contrato entre o poder público do município e o ICI, ocorrida em maio. Além de Felipe, acompanhou o processo a colaboradora Ana Paula Ferraz Krueger, da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado do Instituto.
Fonte: Prefeitura de Maringá