Ir para conteúdo

Presidente da ABDI visita o ICI

Objetivo foi conhecer o Centro de Controle...
Objetivo foi conhecer o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital de Curitiba

O ICI recebeu nesta segunda-feira (13) a visita do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet. Ele estava acompanhado do gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos. O objetivo do encontro foi conhecer detalhes do projeto de implantação e gestão do Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, desenvolvido pelo ICI para a Prefeitura de Curitiba.

Segundo Calvet, a ABDI tem trabalhado na difusão de tecnologias nas cidades brasileiras. “Esse projeto de Muralha Digital conta com uma interoperabilidade de tecnologias, que podem ser replicadas não só em iniciativas de segurança pública, mas também de mobilidade e assistência social”, comenta. “Sem dúvidas, poderia ser difundido para outras cidades”, conclui.

A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, destaca a parceria firmada entre a prefeitura da capital e a ABDI e a expectativa do trabalho em conjunto: “Esperamos dar continuidade às nossas ações com a rápida implantação de tecnologias para smart cities.”

Prefeitura de Curitiba e ABDI

A Prefeitura de Curitiba e a ABDI formalizaram o Memorando de Entendimento para projetos em parceria. O documento assinado pelo prefeito Rafael Greca, pelo presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet, e pela presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, aponta o quanto Curitiba vem se desenvolvendo e se destacando na implantação de projetos e programas voltados à inovação e cidades inteligentes.

Por meio do acordo, a ABDI poderá apoiar projetos de Curitiba de Cidade Inteligente, Internet das Coisas, Ruas Inteligentes, Eletromobilidade, Big Data, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Smart Grid e Energias Renováveis.

A cooperação poderá ocorrer por meio da realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse das duas instituições, cujas atividades serão delineadas em acordos específicos.

O foco da ABDI é investir em inovação e na transformação digital das empresas. Dentro do Projeto Cidades Inteligentes, tem como objetivo a implantação de cases reais de soluções tecnológicas para smart cities no território nacional.

A ABDI também atuou como consultora para a Agência Curitiba na formulação do Decreto Sandbox, assinado pelo prefeito Rafael Greca no último dia 2, e que permitirá testes de projetos e soluções inovadoras na cidade.

Compartilhe: