Ir para conteúdo

Presidente do ICI participa do lançamento do Smart City Expo Curitiba 2022

Presidente do ICI (centro da imagem) participa da...
Presidente do ICI (centro da imagem) participa da cerimônia de lançamento
Presidente do ICI (centro da imagem) participa da cerimônia de lançamento
Cerimônia foi realizada no Memorial Paranista (Foto: Daniel Castellano/SMCS)
Presidente do ICI (centro da imagem) participa da cerimônia de lançamento
Cerimônia foi realizada no Memorial Paranista (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

A terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo, será realizada nos dias 24 e 25 de março de 2022. A cerimônia de lançamento do evento ocorreu na quarta-feira (10), no Memorial Paranista (Parque São Lourenço).

Com o tema “New cities for new humans” (Novas cidades para novos humanos), o Smart City Expo Curitiba 2022 tem apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão – e, após a interrupção de eventos presenciais em decorrência da pandemia, no ano que vem vai voltar a ser realizado no Expo Barigui. O público também poderá participar de forma on-line.

“O ICI esteve nas duas primeiras edições do evento e deve marcar presença também no próximo ano”, comenta o diretor-presidente do Instituto, Alexandre Amorim, que acompanhou a cerimônia. “Esta é uma ótima oportunidade para conhecermos iniciativas que estão sendo realizadas ao redor do mundo, bem como compartilhar as experiências e o conhecimento do próprio ICI, que há mais de duas décadas contribui com a inovação e transformação digital da cidade de Curitiba”, acrescenta Amorim.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel representou o prefeito Rafael Greca na cerimônia de lançamento. Ele destacou a importância do evento como parte da retomada e aceleração econômica promovidas pelo município e pelo ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.

“Curitiba voltará a ser a capital mundial da inovação, no próximo ano, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades neste pós-pandemia”, disse Pimentel.

O vice-prefeito afirmou também que a capital tem muitas iniciativas de cidades inteligentes, inclusive adotadas durante a pandemia, para compartilhar. “Precisamos provocar a inovação. Um exemplo é o projeto do Bairro Novo da Caximba, prioridade da gestão e que promoverá uma revolucionária recuperação ambiental e urbana em uma região carente da cidade”, citou ele.

Ecossistema

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, lembrou que várias ações de cidade inteligente desenvolvidas no município desde o ano passado, têm sido fundamentais para retomada econômica da capital – em uma articulação do poder público com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão. “Por meio de uma chamada pública, a Prefeitura fez parceria com startups e empresas locais para oferecer soluções que apoiem as atividades econômicas e ajudem na transformação digital dos negócios, além de ter criado o Fundo de Aval e também articulado parcerias com o Sebrae/PR para apoio a setores como turismo e eventos”, enumerou.

Cris Alessi reforçou ainda que a inovação é estratégia de governo da gestão Rafael Greca, que considera que ela ganha sua verdadeira dimensão quando compartilhada com toda a população, dentro de um processo social.

De acordo com Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities, com o tema “New cities for new humans”, o Smart City Expo Curitiba 2022 vai debater o impacto das conexões globais e inteligentes na retomada da vida e da economia no pós-pandemia.
“As conexões nunca foram tão importantes, tanto as interpessoais quanto as tecnológicas e as do plano pessoal, do indivíduo consigo mesmo. Mas agora elas se expandem e voltam para a cidade, principal palco da vida em sociedade”, observou ele.

Global

O Smart City Expo Curitiba tem a chancela da Fira Barcelona Internacional, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

Ricardo Zapatero, CEO da Fira Barcelona, enviou uma saudação em vídeo para o lançamento da edição curitibana. “No Brasil, Curitiba é o grande exemplo de cidade inteligente e, no próximo ano, será uma das primeiras cidades do mundo a receber nossos eventos internacionais de forma presencial, ao lado de Xangai (China), Atlanta (EUA), Mérida (México) e Doha (Catar)”, frisou ele.

Também participaram da cerimônia o superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Marcelo Rangel; o secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Alexandre Jarschel de Oliveira; a cônsul de Luxemburgo no Paraná, Andrea Vianna; a presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip), Maristela Parigot Marques; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; e os sócios-diretores da iCities, Caio Castro e Eduardo Marques.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe: