A Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A. (Agência Curitiba) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) lançam na próxima quinta-feira (10) o programa Lapidando Talentos. O programa capacitará jovens na área da Tecnologia da Informação. O lançamento acontecerá durante um café da manhã, na sede do Sebrae, na rua Caeté, 150, no Prado Velho.
O Lapidando o Futuro conta com o apoio da Assespro-PR, do Instituto Curitiba de Informática (ICI), da Microsoft Brasil, do Centro de Inovação Microsoft/Curitiba, do Comitê para Democratização da Informática do Paraná (CDI) e de empresas de TI instaladas em Curitiba.
Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba, responsável pelos programas de desenvolvimento econômico e empresarial do município, diz que o programa Lapidando Talentos tem o objetivo de criar uma base de conhecimento para que jovens que estão deixando o ensino médio ingressem na área da TI. "É uma área extremamente promissora e o caminho mais rápido de inclusão social. Nela não importa a condição social das pessoas, mas sim seu capital intelectual", diz.
O programa será desenvolvido em quatro módulos, com aulas sobre noções básicas de computação, lógica de programação, comportamento empresarial, postura no mercado de trabalho, despertar de talentos pessoais e linguagem de programação. Haverá prática em laboratório e para o encerramento todos os estudantes terão que desenvolver um projeto final.
Ao todo o curso terá seis meses de duração, com 186 horas, sendo que 30 delas são de língua estrangeira. O estudante que obtiver aprovação no curso será encaminhado a empresas ligadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-PR), ingressando na condição de programador em nível trainee.
As inscrições e o teste seletivo dos interessados em ingressar no programa acontecerão entre os dias 18 a 29 de agosto, em local a ser definido. As aulas só terão início no dia 2 de setembro, em salas disponibilizadas por instituições parcerias do programa.
Nesta primeira fase serão criadas duas turmas de 50 alunos, com aulas no período da tarde. Duas novas turmas serão formadas a cada mês, fazendo com que o número de trainees encaminhados ao mercado chegue a 1.200 em um ano. Para participar os estudantes devem pagar uma mensalidade de R$ 64,00, 20% do custo mensal de cada treinando, que é de R$ 324,00.
O Lapidando o Futuro conta com o apoio da Assespro-PR, do Instituto Curitiba de Informática (ICI), da Microsoft Brasil, do Centro de Inovação Microsoft/Curitiba, do Comitê para Democratização da Informática do Paraná (CDI) e de empresas de TI instaladas em Curitiba.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI