Ir para conteúdo

Projetos sociais impactam mais de 57 mil pessoas

Projeto social de capacitação profissional do ICI...
Projeto social de capacitação profissional do ICI incentiva a inclusão digital, social e a geração de renda
Projeto social de capacitação profissional do ICI incentiva a inclusão digital
Quatro cursos já foram realizados na ADFP, totalizando 77 alunos inscritos
ICI arrecadou 5.937 caixas de leite para o projeto Brasil Sem Frestas
Revitalização da horta foi uma iniciativa de sustentabilidade promovida pelo ICI
Projeto social de capacitação profissional do ICI incentiva a inclusão digital
Quatro cursos já foram realizados na ADFP, totalizando 77 alunos inscritos
ICI arrecadou 5.937 caixas de leite para o projeto Brasil Sem Frestas
Revitalização da horta foi uma iniciativa de sustentabilidade promovida pelo ICI

Cada vez mais a responsabilidade social vem ganhando espaço e destaque nas empresas, com a realização de diferentes ações e projetos, que envolvem não só os colaboradores, mas a sociedade em geral. De acordo com o gestor de Responsabilidade Social do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Ozires de Oliveira, esse tipo de trabalho é uma verdadeira missão.

"Temos como grande objetivo maximizar a contribuição para o desenvolvimento sustentável. Participar ativamente dessas iniciativas só reforça os resultados que uma cultura colaborativa pode trazer para a sociedade", diz o gestor. 

Ao longo de 2019, o ICI realizou diversas ações de responsabilidade social, que impactaram 57.204 pessoas. “Embora nem todas estejam relacionadas a serviços de tecnologia, as iniciativas têm alinhamento com o nosso propósito como instituição, que é trazer melhoria para a vida das pessoas”, comenta Ozires. Confira as atividades realizadas:

Sustentabilidade

Para reduzir o consumo de copos plásticos, o ICI distribuiu canecas para os mais de 500 colaboradores. Em comparação com 2018, houve uma redução de 31% na utilização de copos descartáveis, o equivalente a 91.200 copos. Vale ressaltar que a ação começou em junho de 2019.

Palestras sobre práticas sustentáveis e redução do consumo de energia também fizeram parte das ações, além da revitalização da horta comunitária da empresa, que conta com grande variedade de hortaliças, chás e temperos.

Justiça no Bairro

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o ICI forneceu sistema de informação, infraestrutura lógica e suporte técnico nos 25 eventos realizados no estado. Ao todo, foram mais de 47 mil pessoas atendidas e 21.360 processos jurídicos realizados gratuitamente no Paraná. 

Hemogram

O Hemogram, aplicativo que facilita a divulgação de pedidos de doação de sangue, também se manteve ativo em 2019. A ferramenta é gerida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e conta com mais de 4 mil usuários. Está disponível gratuitamente na plataforma Android.

Passaporte Curitiba

Outro serviço desenvolvido pelo ICI e que beneficia os cidadãos é o Passaporte Curitiba. Com ele, a população acessa redes sem fio de internet pública gratuita no Mercado Municipal e na Rua da Cidadania Matriz. Até o momento, são 6.060 cadastros ativos na capital.

Brasil sem Frestas

Revestimento de casas com caixa de leite? Sim! Em 2019, o Brasil sem Frestas, projeto que leva conforto térmico às famílias de comunidades precárias na capital e Região Metropolitana, passou a contar com o apoio do ICI. Foram mais de 50 horas de voluntariado e 5.937 caixas de leite arrecadadas pelo Instituto, que foram limpas e doadas para que então pudessem ser transformadas em placas de revestimento.

ADFP

Outra novidade de 2019 foi o convênio do ICI com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP-PR) para realização de ações sociais. Entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto está a reformulação de duas salas e o fornecimento de equipamentos como computadores e televisores para os ambientes, além da realização de cursos gratuitos de capacitação profissional para os associados. Foram mais de 220 horas de trabalho para preparar a sala e equipar o laboratório de informática. 

“Essa parceria nos garante oferecer um atendimento de qualidade aos nossos usuários com a melhora na infraestrutura, além dos cursos em um ambiente adaptado às necessidades das pessoas com deficiência física, possibilitando a capacitação para o mercado de trabalho”, comenta o presidente da ADFP-PR, Junior Ongaro.

Trilha Digital

O projeto social de capacitação profissional do ICI, iniciado em novembro, incentiva a inclusão digital, social e a geração de renda. Quatro cursos já foram realizados na ADFP/PR, totalizando 77 alunos inscritos e 379 horas de treinamento. Segundo Ozires, a ideia é potencializar ainda mais esse trabalho em 2020. "Estamos incentivando cada vez mais a participação do nosso público interno nessas atividades. Os colaboradores envolvidos nos projetos sentem-se realizados e mais motivados no ambiente de trabalho e no convívio social", explica.

Compartilhe: