Ir para conteúdo

Satisfação com central de atendimento 156 é a maior em oito anos

Central completou 36 anos em fevereiro deste ano
Central completou 36 anos em fevereiro deste ano
Satisfação com central de atendimento 156 é a maior em oito anos
Central completou 36 anos em fevereiro deste ano
Satisfação com central de atendimento 156 é a maior em oito anos
Central completou 36 anos em fevereiro deste ano

A Central 156 de Atendimento ao Cidadão fechou o mês de junho com o maior grau de satisfação em oito anos. O índice de 86,11% de aprovação popular com os serviços e informações da Prefeitura é o segundo melhor da história. O maior porcentual até então havia sido alcançado em novembro de 2011, quando a avaliação dos cidadãos ao atendimento do 156 alcançara 95,31%.

A aprovação dos curitibanos está em escala ascendente. Em maio, o percentual de 84,70% de aprovação havia sido o maior deste ano, tendo superado o mês de abril, de 83,43%, e os 82,22% de março, até então os picos de satisfação de 2020.

“Curitiba sempre foi referência na gestão de atendimento ao cidadão. A transformação digital do 156 permite a modernização dos canais de relacionamento e amplia, cada vez mais, a capacidade de resposta à população”, afirma o coordenador da Central 156, Ozires de Oliveira. 

Com 36 anos de existência, completados em fevereiro deste ano, a atenção aos cidadãos com o serviço municipal está em aperfeiçoamento contínuo. Criado em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura, a Central de Atendimento funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com um grupo de oito a dez funcionários trabalhando em turnos. 

Na primeira década, os cerca de 50 registros diários eram feitos em três vias com papel carbono. No processo de evolução tecnológica de atendimento estão o portal on-line, a gravação de chamadas e utilização de telefonia IP, e a transformação da Central 156 no primeiro call center público totalmente digital. Atualmente há uma área exclusiva para o cidadão no portal e também o chat automatizado. 

Aplicativo

Hoje o serviço é ininterrupto e tem o aplicativo Curitiba 156, lançado em março de 2019, como canal mais acessado. No primeiro ano de funcionamento do App, a central obteve o registro histórico de 4 milhões de atendimentos, sendo 69,6% feitos via mobile, 26,3% por telefone, 2,5% por chat e 1,6% pelo portal de internet.

Em junho deste ano, o Aplicativo Curitiba 156 registrou 2 milhões de atendimentos. 

“É um trabalho diário e incansável para colocar os serviços da cidade na palma da mão do cidadão”, reforça Oliveira.

Pelo aplicativo Curitiba 156 é possível solicitar serviços, consultar informações, verificar locais de atendimento da administração pública, acompanhar o transporte público da cidade em tempo real.

Na lista de serviços via App, em ordem alfabética, estão disponíveis questões relacionadas à acessibilidade, árvores, calçadas, coleta, dengue, doação (eletro/móveis), fiscalização de obra particular, iluminação pública, lombada física, pavimentação, pessoa em situação de rua, proteção ao patrimônio, semáforo, terreno baldio e trânsito.

O Curitiba 156 está disponível nas versões Android e iOS, para baixar pela Play Store do Google (para celulares Android) ou na Apple Store para os Iphones.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe: