Ir para conteúdo

Notícias

Serviços automatizados facilitam atendimento da Prefeitura de Curitiba ao cidadão

A Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) tem atuado na automatização de serviços com apoio do ICI (Foto: Rafael Silva)

A Prefeitura de Curitiba avança na transformação digital de secretarias e órgãos. A Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) tem investido na automatização de serviços para dar agilidade e mais qualidade ao atendimento do cidadão e melhorar a gestão. Já são 17 os processos automatizados pela Smap.

A recente oferta do serviço de aquisição e transferência do potencial construtivo pela internet, atividade da Secretaria Municipal do Urbanismo, é um dos processos desenvolvidos no setor de Serviços Digitais da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smap (antigo Escritório de Processos).

Só a Secretaria do Urbanismo teve cinco processos que passaram pelo olhar cuidadoso da equipe formada por especialistas da área de tecnologia da informação. O grupo foi recentemente reforçado com a inclusão de técnicos especializados do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

“A participação do ICI para o processo de transformação digital de Curitiba é de longa data. Temos o objetivo de contribuir cada vez mais com todo nosso conhecimento e trabalho no desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras para a cidade”, comenta a coordenadora do projeto no ICI, Jéssika da Silva Braga.

Outro importante processo integrado está sendo implantado para melhorar a qualidade do acompanhamento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência de Curitiba e da Rede de Proteção à Mulher.

Com a participação das equipes das secretarias da Saúde, da Educação e da Fundação de Ação Social (FAS), o processo exigirá a capacitação dos servidores envolvidos em três frentes de trabalho, totalizando a participação de mais de 600 profissionais.

Em breve, entra em funcionamento o processo automatizado do Curitiba Ouve, serviço da Secretaria do Governo Municipal.

Tecnologia muda a organização

Já são 17 os processos automatizados pela Smap para atender também as secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e da Saúde, os institutos municipais de Administração Pública (Imap) e de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), a Curitiba S/A e a Superintendência de Administração da própria Smap.

“Queremos que a transformação digital seja uma realidade para o cidadão curitibano e para os servidores que trabalham na prefeitura. Esta é uma construção que se faz aos poucos e temos caminhado nesta direção com as secretarias e órgãos que são nossos clientes”, argumenta o superintendente de TI, Antônio Carlos Pires Rebello.

Ele ressalta que o trabalho parte sempre das necessidades das secretarias e tem a participação direta dos servidores envolvidos no processo. A rotina desses profissionais é analisada e, com a equipe especializada da Smap, o processo existente é reavaliado e, em alguns casos, modificado para melhorar a sua qualidade.

A assessora técnica da Smap, Carla Flores, e a coordenadora da equipe da área de Serviços Digitais, Danielle de Mattos, destacam a importância de refletir sobre cada processo para identificar a forma mais adequada para obter sucesso com a automatização, que oferece inúmeras possibilidades.

“Temos cuidado para que não haja a burocratização da tecnologia. Adotar a tecnologia simplesmente é fácil, mas ela precisa atingir os objetivos propostos, trazer ganho à gestão do processo e, muitas vezes, ela vai provocar a mudança da organização”, resume Flores.

Fonte: Prefeitura de Curitiba