Ir para conteúdo

Sistema da Procuradoria-Geral de Curitiba é finalista do Prêmio e-Gov

Desenvolvida pelo ICI, ferramenta concentra...
Desenvolvida pelo ICI, ferramenta concentra demandas e processos de responsabilidade dos procuradores municipais. (Créditos: Prefeitura Municipal de Curitiba)

Com o sistema de Controle de Processos da Procuradoria-Geral do Município (CPPGM), a Prefeitura de Curitiba está concorrendo ao Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov, criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério da Economia. O sistema, desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), foi criado para ser uma ferramenta única de controle de processos judiciais da procuradoria, sendo o painel principal dos procuradores e assessores. 

O Prêmio e-Gov integra o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), que acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro em Vitória (ES) e é considerado o evento mais importante de TIC para gestão pública no Brasil, reunindo, além de profissionais da área, representantes das três esferas do governo. 

O diretor técnico do ICI, Fernando Matesco,  cumprimentou a equipe envolvida no projeto. “Esse reconhecimento mostra a dedicação e competência de todo o time ICI no desenvolvimento e sustentação desse projeto. Parabéns a todos”, celebra Matesco.

Sobre o sistema

A coordenadora de Sistemas Departamentais do ICI, Elizabete Fegury, conta que o objetivo do CPPGM era tornar eletrônica a tramitação dos processos na procuradoria, dando maior transparência e rapidez no seu andamento e acompanhamento: “O sistema possui integração externa com o Projudi, trazendo maior agilidade no cumprimento de avisos pelo painel do procurador, sendo possível realizar petições eletrônicas de prazos em lote através de chave token. Há também integrações com sistemas do próprio município, como o Sistema Único de Protocolo (SUP), Sistema de Dívida Ativa (DAT), Sistema de Gestão Previdenciária (GPrev) e Sistema de Gestão de Documentos Eletrônicos (ICI Doc).”

A ferramenta também possui um módulo identificado como IA Themis (Inteligência Artificial), que visa realizar atividades como notificação, petição automática no Projudi e abertura de protocolo SUP. “Uma vez configurada a IA, o sistema realiza buscas em movimentações do processo a fim de realizar a leitura dos documentos, buscando termos judiciais cadastrados pelos procuradores, sempre visando otimizar a rotina, evitando tarefas custosas e repetitivas. Todas essas integrações buscam proporcionar que o usuário utilize apenas uma plataforma no seu dia a dia”, explica Elizabete.

Para a coordenadora, participar do Prêmio e-Gov é “um importante reconhecimento de um trabalho que tem sido desenvolvido com muito comprometimento e empenho pela equipe técnica do ICI, em parceria com a PGM, visando aliar tecnologia e inovação ao dia a dia da procuradoria.”

 

Compartilhe: