Nesta quinta-feira (16), o sistema de Gestão de Processos Judiciais Eletrônicos (eGPJ) completa um mês de operação na Procuradoria Geral da Prefeitura de Ponta Grossa. A solução, que centraliza e integra em um único ambiente as demandas e atividades de responsabilidade dos procuradores municipais, atende o contrato de prestação de serviços firmado entre o município e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) em julho deste ano.
Durante os 30 dias iniciais de utilização, o sistema já contabilizou a realização de 2.714 petições. Deste total, 1.281 foram petições realizadas em lote e 1.433 de forma avulsa.
Segundo o coordenador de Sistemas Departamentais do ICI, Felipe Rezende, os dados são muito positivos, pois demonstram a ampla utilização da ferramenta: “Temos monitorado e dado todo o suporte necessário aos procuradores para facilitar o uso do sistema nesse período que chamamos de operação assistida. Desde a implantação, o projeto tem seguido dentro da normalidade e pela frente teremos dois grandes desafios envolvendo integração de sistemas”, comenta.
Para o procurador-geral de Ponta Grossa, Gustavo Schemim da Matta, apesar de neste primeiro mês os procuradores ainda estarem aprendendo a utilizar o sistema, já é possível notar os futuros ganhos. “Identificamos as oportunidades oferecidas pelo sistema que serão, ao longo dos meses, aprimoradas com a utilização, como a possibilidade de gerenciamento total dos processos, que permitirá uma visão estratégica da procuradoria, e também a agilidade nos processos de execução fiscal municipal”, completa.
Da Matta ainda faz o balanço da parceria com o Instituto e destaca o bom andamento do projeto: “A avaliação é a melhor possível com esses profissionais capacitados e que atenderam todas as nossas expectativas, desde a negociação para contratação até a implantação. Recomendo o ICI como um grande parceiro para melhoria na eficiência das procuradorias municipais.”
Com a implantação do eGPJ, Ponta Grossa é o quinto município do Brasil a contar com a solução do ICI, integrando a lista formada por Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR) e Uberlândia (MG).