O portal da Prefeitura de Curitiba na internet, no endereço www.curitiba.pr.gov.br, foi visitado por 968 mil pessoas em junho. Ao longo do mês, foram registrados 62,8 milhões de acessos, o que significa que cada visitante entrou, em média, 65 vezes na página oficial do município durante este período. O relatório é do Instituto Curitiba de Informática (ICI), organização social da Prefeitura que administra a rede interna de informática da administração municipal e os serviços eletrônicos oferecidos ao cidadão.
"A internet é uma aliada do cidadão e um instrumento importante para os administradores públicos que trabalham com seriedade e transparência. É uma ferramenta de controle social e de divulgação de todos os serviços que a Prefeitura coloca à disposição dos curitibanos", afirma o prefeito Beto Richa.
A página da Prefeitura de Curitiba já conquistou prêmios pela quantidade e qualidade dos serviços digitais, como os troféus Ibest e Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). São cerca de 400 serviços, com um cardápio variado: consulta à legislação municipal, tabelas de horários de ônibus, calendário da coleta de lixo, contas públicas detalhadas, fotos e vídeos sobre a cidade, entre outros.
Notícias - O serviço RH 24 Horas, um canal de comunicação entre a administração municipal e os servidores públicos, foi o link mais acessado na página da Prefeitura em junho, com 1,6 milhão de cliques.
Para o público externo, o serviço mais procurado foi a Agência de Notícias de Curitiba, com 973 mil acessos. A Agência de Notícias funciona como um jornal eletrônico, com reportagens e fotografias atualizadas em tempo real sobre os principais fatos da cidade, novos serviços e informações de utilidade pública.
As notícias de Curitiba também são destaque na Rádio e na TV Prefeitura. A Rádio Prefeitura foi o oitavo serviço mais acessado no mês de junho, com 106 mil acessos, seguido pela TV Prefeitura, com 77 mil acessos.
O terceiro lugar na preferência do internauta é o link "Concursos Públicos", com 372 mil acessos. O destaque é justificado pelo número de concursos realizados pela Prefeitura: foram cinco em dois anos e meio, com a contratação de 5,5 mil novos servidores aprovados.
Os horários de ônibus ficaram em quarto lugar, com 300 mil consultas. O serviço é fundamental para os passageiros do transporte coletivo, porque as mudanças nos horários das linhas são atualizadas de forma imediata na internet.
Em quinto lugar, com 170 mil acessos, está o link da Secretaria Municipal de Finanças. A página é parada obrigatória para os profissionais da área de contabilidade, porque oferece consulta a toda a legislação tributária do município e serviços on-line, como emissão de carnês e certidões. É na mesma página que o cidadão encontra dados detalhados sobre o orçamento municipal e a prestação de contas da Prefeitura.
Autor:
SMCS
Fonte:
SMCS/ICI