Mais uma vez a cidade de Curitiba atrai olhares internacionais. Representantes da Prefeitura de Medellín, na Colômbia, estiveram nesta segunda (27) e terça-feira (28) na capital paranaense para conhecer as soluções adotadas pela Prefeitura, principalmente na área da educação.
A consultora Natalia Uribe Mejía e Luz Maria Botero, do Departamento de Planejamento da Prefeitura de Medellín, visitaram escolas, Faróis do Saber e a Secretaria Municipal da Educação (SME), no Edifício Delta, para entender o funcionamento dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Curitiba.
Natalia Mejía diz que "Curitiba sempre foi uma referência para a Colômbia". Ela destaca como pontos de interesse dos gestores colombianos "o transporte massivo, os cuidados com o meio ambiente e a educação". "Nosso objetivo é fazer um intercâmbio de informações", afirma Natalia.
O programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Secretaria da Educação, foi um dos principais interesses das colombianas. Liliane Casagrande Sabbag, gestora do programa que completou dois anos neste mês de agosto, apresentou às representantes da Prefeitura de Medellín como o projeto funciona.
"São 57 escolas participantes. As escolas municipais ficam abertas nos fins de semana, quando são desenvolvidas atividades socioeducativas, envolvendo esporte, lazer, cultura, informática", explica Liliane. "Queremos um programa como esse, que dá oportunidade a toda a comunidade para aprender", afirma Natalia Uribe Mejía.
Os programas da Prefeitura de Curitiba, mantidos pela Secretaria da Educação, contam com as soluções desenvolvidas no Instituto Curitiba de Informática. Há um sistema, por exemplo, que gerencia o programa Comunidade Escola, estabelecendo o controle da agenda e atividades desenvolvidas nos fins de semana. Há ainda o portal Cidade do Conhecimento (http://www.cidadedoconhecimento.org.br/), que disponibiliza todas as informações referentes à educação em Curitiba.
Natalia Mejía apresentou aos representantes da Secretaria da Educação alguns dos projetos desenvolvidos em Medellín. A construção de 5 Parques Bibliotecas, com salas para leitura, cursos gratuitos de capacitação, acesso a internet e a revitalização e construção de novos colégios são alguns dos projetos implantados na Colômbia.
Natalia acredita que "a educação deve ser usada como modificadora da sociedade, diminuindo a criminalidade". "Temos cultura e problemas similares", afirma. "Podemos trocar muitas experiências, mostrar o que estamos desenvolvendo e adaptar projetos daqui, dentro da nossa realidade na Colômbia", afirma.
Na tarde de terça-feira (28), as representantes da Prefeitura de Medellín visitariam a Fundação de Ação Social, presidida por Fernanda Richa, para conhecer as ações desenvolvidas na área de assistência social.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI