A Central 156 de Atendimento ao Cidadão registrou um aumento de 13,68% em consultas por informações e solicitações de serviços municipais em julho, em comparação com o mês anterior. Demandas sobre a vacinação contra a covid-19, pedidos por serviços de resgate social e informações do transporte público foram a maioria dos registros no período.
Também em julho, o índice de satisfação da Prefeitura de Curitiba alcançou a segunda melhor marca de 2021, com 85,77%. Até aqui, o maior índice na avaliação dos usuários era o de janeiro deste ano, com 86,20%. Em julho, foram 482.946 atendimentos feitos pelos canais da central - telefone, chat, portal e o aplicativo Curitiba 156.
“Com a sequência do calendário de vacinação e a possibilidade da maior flexibilização no enfrentamento à pandemia tivemos 38,89% de aumento nos pedidos sobre as vacinas feitos por telefone, comparativamente com o mês de junho, e 17,81% de aumento nas demandas por informações do transporte coletivo pelo aplicativo”, explica o coordenador da Central 156, Flavio dos Santos.
Segundo Santos, por conta do rigor deste inverno, houve também um aumento expressivo nos registros de solicitações para o resgate social, com 5.079 protocolos, 23,88% a mais que em junho.
Informações e serviços
Em julho, foram registradas 41.540 solicitações por serviços. As principais demandas foram Coleta de Resíduos (24,08%); Abordagem de Rua (12,23%); Trânsito (9,42%); Iluminação Pública (8,16%); Posto de Saúde (4,44%). O canal mais utilizado para solicitar serviços foi o telefone, com 70,71% de participação.
Já as consultas por informações somaram 441.406 no mês passado. As principais demandas foram por Horário de Ônibus (50,10%); Itinerário de Ônibus (31,94%); Saldo do Cartão Transporte (5,83%); Campanha de Vacinação (2,09%) e Coronavírus (1,96%).
Fonte: Prefeitura de Curitiba