Ir para conteúdo

Notícias

Soluções do ICI no Estado do Rio

Rosangela Bello e Jacson Carvalho Leite

   O ICI firmou nesta terça-feira (02) termo de cooperação com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), para transferência de conhecimento dos produtos de saúde e-governe. Maior consórcio de saúde do País, o Cisbaf é integrado por 11 municípios, mais o de Paracambi, e a população abrangida é de aproximadamente 3,9 milhões de habitantes.

   A assinatura do acordo teve, pelo ICI, o diretor-presidente Jacson Carvalho Leite e o assessor de Mercado, Márcio Souza Villela. Representaram o Cisbaf sua secretária-executiva, Rosangela Bello, e o coordenador regional da Central de Regulação de Leitos, Antônio Dieb.

   Jacson conduziu uma apresentação eletrônica sobre os produtos do ICI para a saúde, entre os quais o Business Intelligence (BI) aplicado à área. Prefeitos e secretários de Saúde da Baixada Fluminense deverão vir em breve a Curitiba para conhecer in loco a aplicação das ferramentas.

   Segundo Rosangela Bello, as soluções do ICI podem ser de grande utilidade para os municípios da Baixada. "O grau de informatização de nossa região ainda é incipiente e há muito por fazer", disse ela. "Com as ferramentas disponibilizadas pelo ICI, vamos agregando esse conhecimento à evolução da gestão de saúde do Cisbaf."

   A secretária-executiva informou que o Cisbaf foi criado em 2000 e, a exemplo de outros consórcios municipais existentes no País, tem personalidade condominial; portanto, de direito privado. A entidade está estruturada de acordo com a Lei dos Consórcios Públicos, de 2005, que foi regulada este ano por decreto.

   O consórcio não tem finalidade lucrativa. Seus objetivos centrais são otimizar o trabalho das cidades da Baixada Fluminense na superação dos problemas comuns e contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

   Os prefeitos da Baixada se revezam na presidência, com mandato de dois anos, assim como os secretários municipais de Saúde no Conselho Técnico. Não existe dependência partidária ou em relação a coligações que os elegeram, de modo que suas orientações programáticas se mantêm intocadas. O atual presidente é o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão David. Os municípios são Belfort Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica e Paracambi.

   Para orientar suas ações, o Cisbaf segue um Plano Diretor, patrocinado pelo Ministério da Saúde, que conta com a participação dos representantes dos gestores, profissionais e usuários, estes representados pelos Conselhos Municipais de Saúde.

   A partir desse plano estratégico, o CISBAF conduziu diversas atividades que redundaram em várias realizações, captando recursos financeiros, principalmente federais, e contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de saúde da Baixada Fluminense.

   O consórcio mantém as seguintes câmaras técnicas: de Captação de Órgãos, Sangue e Outros Tecidos; do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente; de Fisioterapia; de Urgência e Emergência; de Controle e Avaliação; da Saúde Bucal; da Saúde Mental.

Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: ICI