Ir para conteúdo

Notícias

Tech Girls abre nova turma de imersão digital para mulheres em Curitiba

Curso profissionalizante gratuito visa ampliar a empregabilidade feminina na área de tecnologia (Foto: Divulgação Tech Girls)

A Tech Girls, negócio de impacto socioambiental, está com inscrições abertas para a nova turma de imersão digital para mulheres, em Curitiba. Gratuito e com duração de dois meses, o curso será realizado no formato presencial, às terças e quintas-feiras, na Universidade Positivo (Unidade Osório), a partir do dia 15 de agosto.

Presente também em São Paulo (SP), Taubaté (SP) e Florianópolis (SC), a Tech Girls tem o objetivo de atrair e capacitar comunidades femininas em situação de vulnerabilidade econômica, a fim de promover empregabilidade em tecnologia e tratamento do lixo eletrônico, reduzindo o déficit de profissionais mulheres na área de tecnologia da informação (TI).

Segundo a fundadora do projeto e desenvolvedora de software, Gisele Lasserre, no curso são realizadas atividades lúdicas que funcionam como conectores emocionais com as alunas. “No módulo inicial, a trilha de aprendizado oferece a oficina de arte em lixo eletrônico, responsável pelo interesse no tema tecnologia a partir da produção de um acessório pessoal, utilizando como matéria-prima o lixo eletrônico”, comenta.

Gisele acrescenta que esse modelo de ensino é necessário pelo fato de muitas mulheres começarem a capacitação profissional sem saber ligar um computador. “Elas se encantam e seguem entusiasmadas com os próximos módulos da formação, que incluem empreendedorismo digital, manutenção de computadores e programação de software”, completa.

Em seis anos de atuação, mais de 590 mulheres foram capacitadas nas áreas de hardware, software, linguagem de programação, assistência técnica de computador e reciclagem de lixo eletrônico. Também foram realizadas 380 doações de notebooks recuperados pelas próprias alunas durante o curso, servindo como ferramenta para que as mesmas possam empreender ou trabalhar na área de TI.

Oportunidades em um mercado aquecido

Uma das alunas que participou do curso em 2022 foi Dayanne Mazur, que hoje atua como analista de TI na empresa Rumo Logística. Ela ingressou na organização após passar por um processo de seleção e aproveitou as oportunidades do segmento que mais cresce no país e com a mão de obra mais escassa.

De acordo com um estudo de 2021 da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), até 2025 o mercado brasileiro de tecnologia terá ofertado 797 mil vagas e o número de profissionais capacitados ficará abaixo da demanda. O déficit, em cinco anos, deverá ser de 530 mil vagas.

Inscrições no curso

As mulheres interessadas em participar da jornada de imersão digital ofertada gratuitamente em Curitiba pela Tech Girls devem realizar sua inscrição no site www.techgirls.com.br. Mais informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico.

*Com informações de Tech Girls