Ir para conteúdo

Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI

Zanini e Eduardo Rodrigues assinam termo de...
Zanini e Eduardo Rodrigues assinam termo de cooperação técnica (Fonte: Câmara de Vila Nova de Gaia)
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI
Vila Nova de Gaia assina termo de cooperação técnica com ICI

Nesta última semana de maio, representantes do ICI estiveram em Vila Nova de Gaia para apresentar a solução de atendimento ao cidadão do Instituto e o case de sucesso de Curitiba. Na ocasião, o diretor-presidente Fabrício Zanini, o assessor de mercado Amilto Francisquevis, e o gestor de produtos Flavio dos Santos encontraram-se com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (Prefeitura), Eduardo Vítor Rodrigues. Também participaram das atividades o secretário de estado adjunto e da modernização administrativa de Portugal, Luís Goes Pinheiro, representantes das empresas municipais Águas de Gaia e Gaiurb, vereadores e as equipes de atendimento ao cidadão do município.

O diretor-presidente do ICI revela que o primeiro contato com Vila Nova de Gaia aconteceu durante a Smart City Expo Curitiba 2019. “Recebemos a visita da Câmara Municipal de Gaia no Instituto, onde tivemos a oportunidade de apresentar algumas soluções que desenvolvemos, incluindo o atendimento ao cidadão implantado na Prefeitura de Curitiba. Esse contato despertou o interesse de Gaia em conhecer melhor a solução e firmar uma parceria nesta área”, conta Zanini.

Durante a viagem, foi assinado um termo de cooperação técnica entre ICI e a Câmara de Vila Nova de Gaia, que visa o desenvolvimento institucional e tecnológico na área de atendimento ao cidadão. Segundo a municipalidade local, a população entra em contato com a administração pública para solicitar serviços e informações, relatar problemas, sugestões e reclamações, mas acaba "esbarrando" em uma estrutura complexa e grande, em que a demanda demora para ser atendida.

O presidente da Câmara de Gaia explica que o cidadão sai ganhando no contato com o município e o município na capacidade de gestão e resposta aos problemas do cidadão. Para isso, espera implementar uma plataforma única com vários canais de acessos aos serviços públicos, desburocratizando e agilizando o atendimento às demandas dos cidadãos. “Andamos muito à procura do conceito de 'smart cities'. Queremos evoluir para o reforço de um atendimento com resultados práticos e concretos”, comenta Rodrigues.

Além da assinatura do termo de cooperação técnica, a equipe do ICI participou de reuniões com dirigentes e equipes técnicas das áreas de atendimento, tecnologia e gestão, realizou demonstração de sistemas, trocou experiências e participou de visitas técnicas a empresas municipais.

 

Compartilhe: